Saiba como encontrar motivação para vencer desafios

Desenvolver sua própria motivação exige um olhar cuidadoso sobre si mesmo, e encontrá-la no dia a dia é algo completamente possível. Veja como

Saiba como encontrar motivação para vencer desafios
FOTO: Shutterstock.com

Ter a motivação necessária para vencer os desafios da vida é tarefa complicada, mas completamente possível. “A palavra motivação vem do latim movere, ‘deslocar-se, fazer mudança de lugar’. É a responsável por amplos aspectos da vida de alguém, já que podemos nos motivar em transformarmos algo ou a nós mesmos e nossos objetivos. Não existe mudança sem motivação e sem esforço”, explica Patricia Patané, psicóloga e especialista em escolha profissional.

Estímulo interno para a motivação

Diversos pontos podem influenciar na nossa postura frente a determinadas situações. Um exemplo é quando o chefe elogia seu empre­gado; por um lado, a atitude é motivadora, já que mostra ao funcionário que ele está no caminho certo. Contudo, se ele não tiver a iniciativa de continuar melhorando, acabará acomodado.

 

Saiba como encontrar motivação para vencer desafios

FOTO: Shutterstock.com

Para desenvolver

“A motivação é sempre ‘auto’, ou seja, parte de cada indivíduo. A pessoa deve desenvolver uma capa­cidade de atuar de maneira direta e determinada sobre seu universo interno para gerenciar seus pensamentos, emoções e comportamentos”, descreve Camila Cury, psicóloga e especialista em análise do comportamento.

Nesse contexto, é preciso reconhecer a importância dessa situação para si, pois, dessa forma, a pessoa conseguirá desenvolver essa habilidade motivacional e elaborar melhor a sua ideia. “Podemos definir a motivação separando a palavra da seguinte maneira: motiva + ação. Ou seja, cada um deve encontrar o motivo interior que o moverá para determinada conquista”, aponta Mariella Gallo, coach de uma empresa especializada em desenvolvimento de líderes.

Além disso, para realizar algo com êxito, além do empenho, é necessária uma certa satisfação com tal ativida­de. “A motivação é um impulso interno que faz o indivíduo se sentir propenso a permanecer em uma empreitada com dedicação e prazer por fazer parte dela. Ou seja, é uma sensação que pode ser produzida por estímulos externos, porém, que nasce de situações internas”, resume Mariana Bacellar, psicóloga especialista em gestão de pessoas.

 

Leia também!

10 dicas para tomar boas decisões

Mindfulness: meditação contra estresse e ansiedade

 

Consultorias: Camila Cury, psicóloga, pós-graduada em análise do comportamento e diretora do grupo acadêmico Augusto Cury; Marcia Toyoshima, empreendedora, fundadora e diretora da Ákora Brasil, empresa do segmento de higiene e limpeza; Mariana Bacellar, psicóloga especialista em gestão de pessoas; Mariella Gallo, senior executive coach da Crescimentum, empresa especializada em desenvolvimento e treinamento de líderes; Patricia Patané, psicóloga consultora em escolha profissional, da Teenager Assessoria Profissional.

Texto: Vitor Manfio/Colaborador Entrevistas: Ricardo Piccinato Edição: Victor Santos