7 receitas caseiras para clarear o cabelo naturalmente

Saiba como mudar a tonalidade dos seus fios em casa com ingredientes simples e baratos

como clarear o cabelo naturalmente
Foto: Shutterstock

Os fios claros são o sonho de muitas mulheres, mas que, devido ao alto custo para fazer e para cuidar, acabam sendo grandes empecilhos na hora de mudar o visual. Afinal, não é fácil atingir um resultado bonito sem que danifique a raiz ou o couro, principalmente com tratamentos químicos. No entanto, existem algumas receitas caseiras que vão te ajudar a clarear o cabelo naturalmente.

Apesar de ser uma opção mais econômica, é importante ressaltar que o estilo é diferente do obtido em um salão de beleza. Por serem feitos com produtos naturais, esses métodos demoram mais para surgirem efeitos visíveis, além de não chegarem a tons muito claros. Porém, são menos agressivas para as madeixas, o que já é uma grande vantagem.

Se você já tem fios aloirados, provavelmente, o resultado será mais fácil de se atingir. Já os escuros podem demandar tempo e outras aplicações. E, nesse caso, o sol pode ser um grande aliado para potencializar a eficiência. Confira algumas opções de receitas e escolha a melhor para você testar em casa.

Receitas para clarear o cabelo naturalmente

1. Chá de camomila

Para fazer uma das receitas mais clássicas para clarear o cabelo, você vai precisar de um sachê de chá de camomila e duas xícaras de água. Agora, é só fazer o chá e esperar esfriar. Depois, aplique nos fios com a ajuda de um borrifador. Deixe agir de 20 a 30 minutos, enxague e repita esse procedimento duas vezes por semana até atingir o tom desejado.

2. Canela

Para essa receita, misture três colheres de sopa de canela em pó com quatro colheres de sopa de condicionador. Quando a mistura estiver homogênea, aplique nos cabelos limpos e úmidos, mecha por mecha. Agora, é só deixar agir de 4 a 5 horas e, depois, enxaguar os fios. Repita o processo duas vezes por semana.

3. Casca de cebola

Ferva as cascas de duas cebolas com 500ml de água em uma panela e, depois, abaixe o fogo e deixe a solução esfriar. Agora, basta aplicar o chá no cabelo com a ajuda de um borrifador e deixar agir por 30 minutos. Ao final do processo, lave normalmente.

4. Vinagre

Em um recipiente, misture uma xícara de vinagre de maçã com seis xícaras de água. Com o cabelo úmido, aplique a mistura até deixá-lo completamente encharcado e deixe agir de 15 a 20 minutos. Depois, basta enxaguar e aplicar condicionador nos fios.

5. Mel

Para essa receita, misture uma xícara de mel puro, duas colheres de sopa de azeite de oliva e uma colher de sopa de vinagre até ficar homogêneo. Aplique a mistura nos cabelos limpos e úmidos e deixe agir, por pelo menos, 30 minutos. Quanto mais tempo, mais eficaz será o resultado.

6. Leite, limão e mel

Em um recipiente, misture o suco de meio limão, uma colher de sobremesa de mel e uma de canela, 100ml de leite integral e, para facilitar a aplicação, duas colheres de sopa de condicionador. Com o cabelo seco, espalhe a mistura por todas as mechas, enrole em um coque e coloque uma touca. Agora, basta deixar agir por 30 minutos e, depois, lavar o cabelo normalmente.

7. Ruibarbo

Em uma panela, ferva 1/4 de xícara de ruibarbo picado com dois copos de água. Coloque a solução em outro recipiente para esfriar, coe e enxague os cabelos com ela. Deixe agir por 10 minutos e depois lave os fios como de costume.

Leia também: