CASA & DECOR

Truques de organização que vão mudar a cara da sua cozinha!

Sua cozinha está sempre uma bagunça e você já não sabe mais como deixá-la organizada? Confira as dicas a seguir e mude essa situação de vez!

None
Foto: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 10/03/2017 às 17:40
Atualizado às 11:08

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Dicas que vão deixar sua cozinha linda e organizada!

Cozinha

Foto: Shutterstock.com

Limpa fácil

Na hora de mobiliar a cozinha, opte por móveis de fórmica, que são lâminas plásticas não porosas. Elas são práticas para esse cômodo, já que não absorvem sujeira e são muito fáceis de limpar.

Sem marcas

As geladeiras de inox são lindas, porém quem possui uma delas sabe como é difícil mantê-las livres das marquinhas de dedo. Para removê- las, você deve utilizar um pano macio ou um pedaço de toalha de papel umedecido em álcool isopropílico ou solvente orgânico.

Na medida

É um verdadeiro incômodo quando os utensílios domésticos que você escolheu não cabem dentro da gaveta. Para fugir desse problema é importante planejar cuidadosamente o tamanho dos armários ou, no caso de modulados prontos, sair com a medida das gavetas na mão na hora de comprar os utensílios. Mas se tudo já foi comprado e as gavetas são menores que o desejado, apele para a criatividade e coloque tudo na decoração da cozinha em prateleiras, nichos ou, até mesmo, pregado na parede.

Garanta a transparência

A solução mais radical para quem não gosta de perder tempo com limpeza é trocar o vidro de “cristal brilhante” (mais comum nas cozinhas) pelo de “acidato fosco”, que evita as marcas de dedos. Além disso, você pode apelar para os tradicionais limpadores de vidro, que são vendidos em supermercados ou para o bom e velho jornal embebido em álcool, que é bastante funcional para esta tarefa.

Chega de ferrugem

Para conservar utensílios de aço, faça a limpeza regular utilizando apenas água, sabão e detergente neutros. Removedores à base de amônia e diluídos em água morna também podem ser utilizados. Aplique-os utilizando um pedaço de pano ou esponja de náilon e enxágue com bastante água, de preferência morna. A secagem deve ser realizada com um pano macio, de forma muito cuidadosa, para evitar manchas e garantir que a ferrugem não apareça.

Armário novo

Evitar o mau cheiro nos armários colocando sal grosso em copinhos plásticos e espalhando pelas prateleiras. Isso ajuda a eliminar o cheiro de mofo. Atenção: é importante trocar os copos na medida em que o sal vira água. Apesar de prática, essa solução não elimina a necessidade de uma limpeza regular para combater os fungos que crescem dentro dos móveis.

Cozinha sem odores

As dicas para acabar com o cheirinho típico do preparo de alimentos são geralmente caseiras, como torrar paus de canela. Também é comum espalhar pelo cômodo potinhos com café torrado na hora ou apelar para produtos desodorizadores, vendidos nos supermercados.

Controle de luz

Se você sofre com o excesso de luz na sua cozinha, apele para as cortinas de alumínio com lâminas estreitas, que são práticas, bonitas e fáceis de limpar. Você também pode optar pelas cortinas rolôs, com tela solar de PVC, que bloqueiam parte do sol, permitindo apenas a passagem da iluminação ideal para as atividades do dia a dia.

Clima ideal

Muitos dos novos projetos de apartamento dão prioridade ao aproveitamento total de espaço e acabam provocando situações de superaquecimento na cozinha, principalmente pela proximidade de alguns acessórios. No caso dos fornos, por exemplo, é importante deixar algum espaço livre ao redor dele, para evitar as ondas constantes de calor. Procure priorizar a ventilação na hora de posicionar os móveis, evitando sofrer com a alta temperatura.

Na moda

Você consegue ótimos efeitos visuais na sua decoração se fugir dos pequenos azulejos ou das pastilhas, que utilizam muito rejunte e limitam as possibilidades de brincar com o ambiente. Quem passa muito tempo na cozinha deve abusar dos revestimentos cerâmicos. Eles possuem uma infinidade de modelos e de efeitos lindos, que ajudam a deixar o ambiente mais aconchegante e receptivo.

Frio x Calor

Cuidado na hora de posicionar os móveis na cozinha. É sempre indicado que os eletrodomésticos que geram calor fiquem separados daqueles que resfriam. Porém, se o seu espaço é pequeno e não há jeito de separar o micro-ondas da geladeira, o ideal é criar uma espécie de torre, colocando a geladeira no chão, algum armário sobre ela e, por fim, o micro-ondas.

Chega de insetos

Um lixo embutido dentro do armário ou um triturador são as soluções mais eficazes para afastar os mosquitos da sua cozinha. Para espantar as formigas, uma opção prática e caseira é utilizar potinhos com café, abertos e espalhados por todo o cômodo.

Piso perfeito

Na hora de construir ou reformar sua cozinha, fuja dos pisos de mármore. Apesar de bonito, esse tipo de piso não resiste aos produtos de limpeza mais fortes, utilizados para retirar respingos de gordura, por exemplo. Para esse cômodo, as opções mais indicadas são as cerâmicas (incluindo o porcelanato) e os granitos.

Geladeira limpa

Para higienizar corretamente esse eletrodoméstico é preciso, em primeiro lugar, retirar todos os alimentos de dentro dele e realizar o descongelamento. Depois é só fazer uma solução com 1 litro de água morna e uma colher de chá de bicarbonato de sódio. Quando terminar toda a limpeza, é só deixar a porta da geladeira aberta por uma ou duas horas para que o cheiro desapareça. Evite produtos abrasivos com cheiros fortes, pois eles podem mudar o sabor dos alimentos.

Texto: Maurício Malta/Colaborador

LEIA TAMBÉM