Dicas de como montar sua própria adega em casa

É possível montar uma adega aconchegante em sua casa utilizando um pequeno espaço. Confira dicas importantes para quem quer começar do zero.

None
Foto: Reprodução/Pinterest

por Flavia Gonçalves
Publicado em 27/01/2021 às 21:00
Atualizado às 21:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Para montar uma adega em casa é preciso se atentar a alguns detalhes como ambiente, temperatura, escolha dos vinhos e utensílios. Mas não necessariamente precisa ter um espaço grande na casa para isso.

A adega pode ficar em diferentes lugares da sua casa, desde que esteja longe da umidade e incidência solar. Portanto, evite cozinhas e áreas perto da churrasqueira e lareira. Tradicionalmente, as adegas são construídas no porão, onde as temperaturas baixas ajudam a conservar o vinho. Para ambientes em que é necessário essa regulagem da temperatura, como salas de estar, invista em armários com refrigeração.

As garrafas podem ser dispostas em mobiliário de madeira, que é o material mais indicado, e precisar estar em uma direção que faça com que o líquido encoste na rolha, mantendo a conservação. Na hora de escolher os vinhos, as suas preferências devem ser levadas em conta, assim com o quanto pretende gastar.

Os utensílios são indispensáveis em sua adega, como o saca-rolhas e as taças indicadas para cada tipo da bebida. Existem alguns aparelhos que medem a temperatura dos vinhos, caso possa fazer um investimento maior. Quer saber como montar sua própria adega em casa? Veja estas dicas e comece a produção agora mesmo!

Confira as melhores ideias para montar uma adega em sua casa

Criatividade

Foto: Reprodução/Pinterest

Espaços debaixo da escada, que geralmente possuem nenhuma utilidade, podem ser aproveitados para construir a adega. Isso vale para demais espaços da sua casa que estão sem uso. Use a criatividade!

Ambiente com refrigeração

Foto: Reprodução/Pinterest

Para as adegas em ambiente com refrigeração coloque portas de vidro, que tem melhor vedação. E, em qualquer adega, as garrafas devem ser dispostas de forma que o líquido encoste na rolha.

Prateleiras

Foto: Reprodução/Pinterest

Apostes nas prateleiras em MDF, pois tem custo reduzido e dão um ótimo resultado. Para quem tem uma quantidade reduzida de garrafas, existem no mercado suportes de parede que ficam lindos na decoração.

Móveis de madeira

adega em casa
Foto: Reprodução/Pinterest

Os móveis de madeira são os mais indicados para serem utilizados na adega, mas o aço inox vem ganhando seu espaço ultimamente.

Não precisa ir no clássico!

adega em casa
Foto: Reprodução/Pinterest

Volto ao ponto da criatividade. Aqui vale tudo mesmo! As garrafas, por exemplo, podem ser dispostas em mais de uma direção, não somente no modelo clássico alinhado.

Vidro

adega em casa
Foto: Reprodução/Pinterest

O vidro tem a melhor vedação para adegas refrigeradas. E, lembre-se, próximo da adega, tenha sempre uma mesa/bar para servir as bebidas e degustar aquele seu vinho favorito ou até mesmo para preparar deliciosos drinks!

Leia também:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.