Pragas no jardim: veja cuidados e receitas para combatê-las

Quer evitar esses seres indesejáveis em suas plantas? Confira as dicas

Aprenda a eliminar as pragas caseiras e deixe seu jardim belo e saudável
Aprenda a eliminar as pragas caseiras e deixe seu jardim belo e saudável - Shutterstock

por Beatryz Gaia
Publicado em 21/11/2021 às 09:00
Atualizado às 09:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Alô, mamães de plantas! Mesmo quem é novata quando o assunto é cultivar um jardim sabe que manter o cantinho verde saudável requer dedicação diária, não é mesmo? É de grande importância também prevenir e combater as pragas, visto que se suas plantinhas estiverem saudáveis e com a adubação em dia, esses seres indesejáveis passarão bem longe do seu jardim. 

As pragas podem causar danos na parte radicular (raízes), na parte vegetativa, em frutos e flores. Além disso, elas têm um potencial enorme de causar a mortalidade das plantas dependendo do nível da infestação.

Identifique as pragas

Para combater as pragas, primeiro é preciso reconhecer cada tipo e, assim, definir a melhor receita para combatê-las. Lesmas e caracóis geralmente costumam aparecer em solos úmidos e gostam de atacar durante a noite. No caso das formigas, não são todas as espécies que atacam as plantas. Antes de eliminá-las, confira se elas voltam ao formigueiro com folhas cortadas.

Segundo Mikhail Guimarães de Mesquista, gerente de qualidade operacional da Rentokil, marca de controle de pragas, é sempre bom dar preferência à opinião de um profissional da área ou pessoas com vivência no assunto. Ele recomenda ainda buscar informação em sites confiáveis que divulgam informações técnicas e científicas.

E não se esqueça das pragas mais comuns no jardim: as cochonilhas e os pulgões. Se as folhas estão enrugadas e com cascas pretas, é sinal de que a planta está sendo atacada por um desses insetos. Além de roubar nutrientes, a praga também libera um tipo de cera que facilita o ataque de fungos e atrai formigas. 

Como evitar as pragas

Mikhail explica que para evitar as pragas, é importante cuidar de seu jardim constantemente, ou seja, ficar sempre de olho nas plantas. "O cuidado diário é importante. A qualquer sinal de presença, a coleta e a remoção do inseto indesejado será a melhor prevenção para que não haja uma infestação", explica.

Receitas caseiras para combater

Receitas caseiras podem auxiliar no combate às pragas. Confira as indicações da Revista Casa e Jardim e garanta um jardim florido e sem pragas:

  • Pimenta e alho: ótimo para repelir insetos que atacam o jardim, essa receita é superfácil. Você vai precisar de100 g de alho, 100 g de pimenta e 2 litros de álcool. Bata no liquidificador o alho e a pimenta. Despeje a mistura em uma garrafa junto com o álcool e deixe curtir por sete dias. Dilua 100 ml dessa mistura a cada 10 litros de água e pulverize as plantas que precisam ser protegidas.
  • Camomila: ideal para combater fungos, leva 50 g de flores de camomila e 1 litro de água. Misture tudo e deixe a solução em repouso durante três dias, agitando-a quatro vezes ao dia. Coe a mistura e pulverize-a sobre a espécie doente.
  • Cebola: boa para combater pulgões, cochonilhas sem carapaça e lagartas. Você vai precisar de 200 g de cebola e 2 litros de água. Bata os ingredientes no liquidificador e deixe curtir durante dez dias. Após o período de descanso, dilua 330 ml da mistura em 1 l de água.

Ajuda dos internautas

As redes sociais também podem te ajudar na hora de fazer receitas caseiras fáceis de preparar. Confira dicas de internautas para combater pragas:

@hortaeplantio como combater as pragas no coentro utilizando água e vinagre #frutiferas#plantas#tiktokbrasil#estaquias#jardinagem♬ som original - horta e plantio
@einikolas Dica para acabar com as pragas #planta#foryou#nikplantas♬ Lofi - Domknowz
@garagemorganica PODEROSO INSETICIDA 100% ORGÂNICO, FIM DAS PRAGAS. #inseticida#fungicida#moscabranca#fungos#pulgao#horta#pragas#garagemorganica#plantas♬ som original - @Valmir Sales

Fonte: Revista Casa e Jardim e Mikhail Guimarães de Mesquista, gerente de qualidade operacional da Rentokil.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.