Connect with us

O que você está procurando?

Paisagista explica quais são as técnicas ideais para o cultivo da planta
Costela-de-adão: siga as dicas para ter em casa a planta da vez - Shutterstock

Casa & Decor

Costela-de-adão: saiba como cultivar e cuidar

Paisagista explica quais são as técnicas ideais para o cultivo da planta

Alô, "plant parents"! Se você estiver fazendo sua "urban jungle" em casa e planeja incrementar sua decoração de interiores, aposte na tendência verde mais procurada entre os apaixonados por plantas: a Monstera deliciosa, popularmente conhecida como costela-de-adão.

Versátil e de fácil manutenção, a costela-de-adão é propícia para cultivo em climas tropicais e pode ser inserida na decoração de diferentes maneiras. “A forma mais comum é o plantio em vasos, preferencialmente em algum cantinho no chão, já que a planta cresce bastante”, explica o paisagista Luciano Zanardo.

Assim, se você não vê a hora de ter uma costela-de-adão em casa, vale seguir as dicas do paisagista sobre os cuidados ideais para o cultivo da planta do momento:

Lugar ideal para o plantio

Poucos sabem, mas a costela-de-adão pode ser cultivada em diferentes espaços. É preciso redobrar a atenção em relação à incidência de luz sobre o local escolhido, afinal, trata-se de uma espécie que gosta de luz, mas sem exageros. Opte por lugares com meia sombra.

Se elas forem expostas ao sol forte, as folhas provavelmente vão começar a amarelar, podendo até mesmo a ter alguns buracos, prejudicando, dessa forma, sua vida útil e crescimento.

Já em relação ao solo, a planta precisa de terra fresca com uma boa drenagem para crescer saudável. Zanardo recomenda trocar de vaso todo ano para prolongar a vida da espécie. “O ideal é que o tamanho do vaso escolhido seja ligeiramente maior do que a planta”, completa.

E, lembre-se: é bom evitar que a costela-de-adão seja cultivada com outra espécie no mesmo vaso, uma vez que pode eliminar substâncias químicas através das raízes, inibindo o desenvolvimento das demais.

Preste atenção na rega

A rega pode ser feita duas vezes na semana, já que, por conta da folhagem mais larga, tem mais campo para a evaporação da água. Por outro lado, no inverno o ideal é que a  frequência caia para uma vez na semana ou a cada 15 dias. “Uma dica para saber se a planta está precisando de água ou não é verificar o solo. Coloque o dedo na terra e se sair sujo, é sinal de que ainda não precisa de rega”, sugere o paisagista.

Limpeza das folhas

Uma dica valiosa que coopera para o desenvolvimento da planta é fazer limpeza das folhas com uma esponja umedecida com água. “Além de retirar o pó das folhas, conseguimos evitar que fiquem completamente secas”, finaliza o paisagista.

Fonte: Luciano Zanardo, que comanda a Zanardo Paisagismo e atua no mercado de paisagismo corporativo e residencial.

Advertisement

Entretenimento

Produção com Gal Gadot, Ryan Reynolds e Dwayne Johnson custou US$ 250 milhões de dólares

Beleza

Hairstylist explica sobre passo a passo, manutenção, cuidados e preços para quem deseja aderir aos fios longos e cheios de cachos

Comportamento

Se envolver com alguém que tem uma criança não precisa ser um bicho de sete cabeças se você tiver atitudes ponderadas

Beleza

Se você está buscando ter as unhas feitas por mais tempo, chegou a hora de conhecer (e se jogar!) na esmaltação em gel

Beleza

Apesar dos benefícios prometidos, o implante hormonal - popularmente conhecido como chip da beleza - pode mexer com a saúde da mulher

Estilo de vida

Conteúdos adultos de celebridades são destaque no OF, que já soma 12 milhões de usuários em todo o mundo

Famosos

Perdendo para Sasha Calle, a atriz foi a única brasileira a ser selecionada

Famosos

A atriz recebeu até buquê de rosas vermelhas! Tudo indica que o presente foi enviado pelo jogador