Connect with us

O que você está procurando?

Alto Astral
Quer dar uma cara nova para a varanda da sua casa ou apartamento? Aposte nessas espécies de plantas para sacada e monte seu próprio jardim.
- Foto: Shutterstock

Saiba quais são as espécies de plantas mais indicadas para cada tipo de sacada

Quer dar uma cara nova para a varanda da sua casa ou apartamento? Aposte nessas espécies de plantas para sacada e monte seu próprio jardim.

[PAGE TITLE]

Quem mora em casas pequenas ou em apartamentos, sabe que nem sempre é fácil arrumar um cantinho para cultivar flores. Por isso, muitas vezes, a solução encontrada são plantas para a sacada, por conta da iluminação e ventilação que elas podem receber nesse espaço. No entanto, nem sempre é fácil descobrir quais são as espécies mais adequadas.

Cada tipo de varanda, pede um tipo específico de plantas. Antes de escolher, é importante se atentar ao tamanho e a cor das folhas, pois quanto menores e mais claras, mais sol elas vão pedir. Já as maiores e mais verdes, podem ser criadas em ambientes com mais sombra. Por isso, é importante avaliar se a sua sacada é iluminada ou não, já que, na maioria das vezes, quanto mais luz a planta precisa, mais irrigação ela pedirá.

Espécies de plantas para cada tipo de sacada

Lugares ensolarados

Para esse tipo de espaço, espécies como jasmim amarelo, e as frutíferas, jabuticabeira e romã, são algumas opções. Caso o sol seja mais incidente durante a manhã, o ideal é apostar em lírios, bromélias e begônias, pois essa luz é mais fraca, e dessa forma não prejudica as plantas.

Agora, se o sol é mais forte durante a tarde, o melhor é escolher espécies mais resistentes, como estrelícia, primavera e bela emília. Atente-se aos cuidados, algumas plantas pedem mais irrigação do que outras. Além disso, é importante se certificar que elas também estão recebendo vento.

Sombra ou meia sombra

Agora se a sua varanda fica na sombra a maior parte do tempo, o ideal é apostar em plantas sem flores, pois elas se adaptam melhor a esse tipo de ambiente. Espécies como palmeira-ráfis e bromélia de sombra são as mais indicadas. Agora, para meia sombra, aposte em samambaias, costela-de-adão, lança-de-são-jorge e pata-de-elefante.

Varandas com muito vento ou envidraçadas

Nesse caso, deve-se tomar muito cuidado com as espécies escolhidas, o ideal é dar prioridade para plantas rústicas e vasos maiores, para que elas não sejam prejudicadas pelo vento. Prefira opções mais resistentes, como ficus, clusia, azaleias e gardênias.

No entanto, se a sacada for envidraçada, ela pode virar uma estufa, por isso begônias, palmeiras de sombra e suculentas são as melhores escolhas. Mesmo assim, é importante que os vidros fiquem abertos durante o dia para permitir que o ar circule e que as plantas façam fotossíntese.

Leia também:

Advertisement
Advertisement

Mais notícias interessantes como essa

Entretenimento

Provavelmente você não sabe, mas muito dos filmes famosos na verdade são remakes de filmes antigos. Confira alguns títulos para assistir no final de semana.

Entretenimento

Procurando um filme divertido para ver com a família? Então nada melhor do que apostar nesses filmes sobre dança disponíveis na Netflix!

Receitas

Está com pressa para o almoço? Então invista em receitas de macarrão alho e óleo, além de muito saborosas elas também são superfáceis de se fazer.

Estilo de vida

Quer ajudar a proteger o meio ambiente? Então confira 9 atitudes sustentáveis para começar a ter ainda hoje que diminuirão a quantidade de lixo e poluição.

Moda & Beleza

Se inspire no estilo casual e elegante dos looks da atriz Juliana Paes na hora de compor o seu visual. Muita cor e peças jeans não podem faltar!

Estilo de vida

Chegou a hora de dizer adeus à prisão de ventre. Confira a lista com alguns dos principais alimentos que regulam o intestino

Estilo de vida

Procurando por um lugar para passar suas próximas férias? Confira os melhores destinos de viagem em 2020 e escolha o ideal para você e sua família.

Mundo místico

Confira curiosidades sobre a Irmã Dulce e uma oração poderosa para primeira santa brasileira, conhecida pelos seus numerosos milagres