CASA & DECOR

Mosaico de azulejo: dicas para decorar banheiro, cozinha e sala

Além de cair bem em cozinhas e banheiros, a decoração com mosaico de azulejo pode ser feita em diversos ambientes, inclusive em móveis

None
Foto: Merlo Fotografias/Divulgação

por Redação Alto Astral
Publicado em 24/11/2016 às 19:54
Atualizado às 16:57

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Além de cair bem em cozinhas e banheiros, a decoração com mosaico de azulejo pode ser feita em diversos ambientes, inclusive em móveis. Para facilitar a composição, opte por combinações entre peças com tonalidades semelhantes. “É melhor combinar cor vibrante com cor vibrante e tom pastel com tom pastel”, opina a arquiteta Maria Benito.

Banheiro com piso decorado com mosaico de azulejo

Foto: Merlo Fotografias/Divulgação

Banheiro charmoso com mosaico de azulejo

Feito a partir de revestimento de cerâmica, o patchwork é um clássico em banheiros e lavabos. Mas ele não precisa ser aplicado necessariamente na parede. Neste projeto da designer de interiores paulista Ana Paula Magalhães, a composição foi feita com ladrilhos hidráulicos e aplicada no piso. O material foi desenvolvido pelo artesão Sergio Viecili, de Bento Gonçalves (RS). “A disposição das peças exige estudo. Fotografei os modelos de ladrilho para fazer sua paginação”, ensina a profissional.

Cozinha decorada com mosaico de azulejo

Foto: Merlo Fotografias/Divulgação

Decoração com mosaico de azulejo na cozinha

“Optamos pelo patchwork colorido e de azulejos antigos como referência às cozinhas das nossas avós”, relata Maria Benito, arquiteta de São Paulo. As peças foram garimpadas em cemitérios de azulejos: uma opção econômica, sustentável e com resultado exclusivo. “Escolhemos cores vibrantes, pois o objetivo era quebrar a monotonia da parede branca”, finaliza. Para que o patchwork reinasse absoluto na cozinha, foram utilizados armários de laminado branco, vidros milk e bancada de granito preto.

Parede de sala de estar decorada com patchwork

Foto: Merlo Fotografias/Divulgação

Sala descolada com patchwork de azulejos

O efeito até lembra papel de parede, mas é, na verdade, um patchwork de azulejos aplicado na sala. Um exemplo de que a técnica pode ser usada em áreas quentes. “Trabalhamos os azulejos como peça de design, portanto podem ser inseridos em qualquer ambiente. Inclusive no quarto, como cabeceira da cama”, acrescenta Carina Canavesi, design da Pavão Revestimentos.

Como fazer a decoração com mosaico de azulejo?

Para aplicar o azulejo, deve-se usar argamassa comum. Em ambientes secos – como salas e quartos – recomenda-se assentar com junta seca, sem espaço entre as peças, e aplicar o rejunte por cima. Kits de patchwork coloridos caem bem com rejunte na cor cinza chumbo.

LEIA TAMBÉM