CASA & DECOR

Acerte na escolha do terreno!

Confira as nossas dicas para escolher o terreno ideal e começar a construir

None
Foto: Divulgação/Construtora Baggio

por Redação Alto Astral
Publicado em 29/07/2016 às 16:11
Atualizado às 17:04

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Alguns fatores como localização, tamanho, formato e características do solo devem ser levados em consideração na hora de comprar um terreno para a construção de uma casa. É essencial analisar todas as características que podem influenciar no projeto. Veja nossas dicas e acerte na escolha!

SAIBA MAIS

Decore sua sala com tijolinhos aparentes

Como usar o famoso lambe-lambe na decoração

Como combinar cores na decoração

Foto: Divulgação/Construtora Baggio

Foto: Divulgação/Construtora Baggio

Inclinação

A inclinação do terreno, por exemplo, pode exigir soluções especiais no que diz respeito à arquitetura. Às vezes pode ser necessário gastar com terraplanagem ou muros de arrimo. Quanto ao desenho do terreno, os retangulares são os mais comuns. Caso fuja desse padrão, é importante contar com o apoio de um profissional para verificar qual a área útil para construção.

Posição

O posicionamento do terreno em relação ao sol deve ser levado em consideração. Os melhores lotes são aqueles que permitem construir a casa com a frente voltada para o norte, pois assim ela é banhada durante todo o dia pelo sol, já que ele nasce do lado direito e se põe do lado esquerdo.

Importante

Terrenos cortados por riachos merecem atenção especial, pois a construção deverá ficar a uma distância mínima do rio, perdendo espaço de área construída.

Foto: Divulgação/Construtora Baggio

Foto: Divulgação/Construtora Baggio

Cuidado com as esquinas

A calçada é outro aspecto que influenciará no projeto da residência, pois existem normas, no Código de Obras de cada localidade, quanto ao recuo frontal (distância para a calçada), as quais influenciarão na construção dos muros e da garagem. Terrenos de esquina possuem recuo maior, o que pode prejudicar o tamanho do lote.

Regularização

Para quem tem dúvidas sobre questões legais e de regularização do terreno, regras e exigências podem ser conferidas diretamente com a Prefeitura de cada cidade. O ideal é se antecipar a todas essas características e condições para que a casa ideal possa sair do papel sem maiores problemas.