Beleza

Unhas postiças: como colocar, remover e os cuidados essenciais

Tire suas principais dúvidas e saiba a opinião dos dermatologistas sobre o produto

É possível encontrar unhas postiças decoradas, lisas e em diversos formatos, como bailarina e stiletto - Shutterstock

As unhas postiças são febre há muitos anos. Isso porque quando ainda não havia técnicas mais avançadas como gel ou fibra, elas eram a única opção para quem desejava ter unhas maiores e mais bonitas. Além disso, a praticidade sempre foi uma das causas de tanto sucesso: não é preciso pintar nem lixar, você escolhe o modelo pronto e apenas cola. Fácil, né?! Inclusive, a modernização do mercado da beleza permitiu a criação de versões que dispensam o uso da cola, as chamadas unhas autoadesivas. 

Com a volta de tendências mais extravagantes e coloridas, as marcas têm investido cada vez mais nas unhas postiças. Por isso, Alto Astral foi atrás de alguns especialistas no assunto para tirar suas principais dúvidas. Como colocar? Como retirar? O uso é mesmo seguro? Respondemos isso e muito mais! 

A aplicação

Desde a escolha do produto até a hora da aplicação, lembre-se de respeitar a naturalidade da sua unha. Ou seja, a unha postiça deve se encaixar perfeitamente sobre a natural, sem deixar espaços sobrando ou ser maior. Além disso, verifique se o encaixe está confortável e não causa incômodo ou atrapalha. Se optar pelas versões autocolantes, basta apertar. Caso precise aplicar a cola, compre uma específica para isso e espalhe. Depois, aperte delicadamente. 

Duração

Usualmente, de 7 a 10 dias é o prazo para ficar com as unhas coladas. Após esse período, remova-as e, se desejar, faça uma nova aplicação. Vale destacar que diferentemente das unhas de gel e fibra, as postiças não requerem manutenção. 

Remoção

Primeiro e mais importante: não arranque as unhas! O processo de remoção deve ser feito corretamente para não causar nenhum dano, ok? O ideal é usar removedores ou acetona, que vão acabando com a cola. Certifique-se de só puxá-las quando já estiverem soltas. 

Cuidados essenciais

O uso prolongado é algo que precisa de atenção, viu? Isso porque não dar um "descanso" para as unhas naturais pode resultar em infecções fúngicas ou bacterianas, por exemplo. Além disso, vale checar se você não é alérgica à cola antes de usá-la. Entretanto, os dermatologistas não vetam o uso, pelo contrário, reconhecem a praticidade oferecida pelas unhas postiças. Apenas advertem para aplicar e remover corretamente, fazer testes de alergia com os produtos usados e dar uma pausa de vez em quando. 

Fontes: Sandra Franco, especialista em produção de unhas postiças e sócia-fundadora da indústria Fhaces; e José Roberto Fraga Filho, dermatologista, membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), e Diretor Clínico da clínica Dermagynus. 

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência