Beleza

‘Hair slugging’: conheça técnica inusitada de umectação nos fios

Sucesso no nicho de beleza do TikTok, a técnica possui entre seus elementos principais o uso de óleos capilares e até mesmo meias; entenda melhor do assunto

O 'hair slugging' é uma técnica de umectação capilar que está fazendo muito sucesso no TikTok - Foto: Divulgação

Que o TikTok tem um potencial grande de viralização, muita gente já sabe. Mas você sabia que a trend da vez é o “hair slugging”? A técnica consiste em uma espécie de umectação noturna, onde se aplica óleo nas madeixas e, após esse processo, é preciso envolver o cabelo em uma meia para então retirar o produto no dia seguinte.

Apesar de sua popularidade na rede social, não é todo mundo que se atreve a testar… Ainda mais quando o assunto é cabelo! Por isso, fomos atrás de quem entende do assunto para saber se o hair slugging faz mal ou não aos fios.

De acordo com a dermatologista e fellow em tricologia Jaqueline Zmijevski, “o truque traz, sim, benefícios aos fios, principalmente garantindo a manutenção da umidade nos fios”. Ou seja, tá liberado aplicar a técnica nos cabelos!

A especialista ainda explica sobre a função de cada componente no hair slugging. O uso de óleo vegetal, por exemplo, auxilia na reposição de lipídios e melhora o alinhamento. Tudo isso torna o cabelo maleável, brilhoso e mais fácil de pentear. Mas, além do óleo vegetal, também é possível fazer a técnica com vaselina.

“Já a vaselina auxilia na retenção da hidratação dos fios, melhora a lubrificação e reduz o atrito na hora de pentear, melhorando assim o frizz e disfarçando as pontas duplas”, comenta a médica.

Além disso, não dá para esquecer da meia neste processo! Por ser feita de algodão, é ela quem reduz o atrito dos fios no travesseiro, evitando a quebra, o frizz e a dispersão do produto. “Desde que não seja usada com tração ou muito apertada, a meia não traz problemas e não predispõe à quebra do fio”, explica Jaqueline.

Veja como é fácil fazer o hair slugging

Se você ainda tem dúvidas a respeito da eficácia desta técnica, saiba que ela serve para todos os tipos de cabelo e não possui contraindicações. “Ela pode ser feita de uma a duas vezes por semana, de acordo com a necessidade de melhorar o sensorial e estética dos fios. Além da umectação, podemos associar de forma intercalada o uso de máscaras hidratantes. Assim, contemplamos todas as necessidades dos fios”, explica a médica.

Ficou interessada? Então confira passo a passo da técnica logo abaixo

  1. Aplique o óleo capilar uniformemente em todo o comprimento dos fios;
  2. Enrole o cabelo e coloque o rabo de cavalo dentro da meia de forma que seja confortável de usar durante a noite;
  3. Deixe o tratamento nos fios até a manhã seguinte;
  4. Ao acordar, retire a meia e finalize como desejar, usando o seu leave-in de costume.

E aí, curtiu a novidade? A técnica é uma ótima opção para quem possui dificuldades em utilizar a touca de cetim, já que a aplicação é feita apenas no cumprimento do cabelo. Agora que você já sabe como funciona, que tal incluir no seu hair care?

Fonte: Dra. Jaqueline Zmijevski, dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, membro da Associação Brasileira de Medicina Estética e Fellow em Tricologia pela Associação Médica Brasileira (AMB).

Mais notícias como essa

Beleza

Você sabia que certos modelos de escovas e pentes podem ser melhores para certos cabelos? Veja os tipos que são perfeitos para fios cacheados

Comportamento

Atriz usou as redes sociais para falar sobre o seu diagnóstico; psicanalista explica os sintomas e tratamento

Saúde

Se você tem sentido dor ou outros sintomas no calcanhar, pode ser bom investigar para saber se a causa é a bursite na região

Beleza

Vários cortes de cabelos curtos estão na moda, todavia para mantê-los bonitos é preciso saber como cuidar bem deles

Sair da versão mobile