Guia completo de cuidados com o cabelo no inverno

Com a chegada do inverno, é preciso aprender os cuidados certos para manter o cabelo hidratado e macio mesmo no frio; veja dicas

Cuide bem dos seus fios durante o inverno
Cuide bem dos seus fios durante o inverno - Shutterstock

por Thaís Lopes Aidar
Publicado em 23/06/2022 às 09:00
Atualizado às 09:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Não dá para negar que nosso corpo muda conforme as estações do ano, né? Por essa razão, muitas vezes temos que adequar os cuidados com cada região para combater condição típicas de cada época. Um grande exemplo disso é o cabelo que tende a ficar ressecado e até sofrer com a caspa durante o inverno. 

Para acabar de uma vez por todas com as dúvidas sobre como cuidar dos fios durante o inverno, batemos um papo com a dermatologista Haline Meneses, especialista em estética e tricologia. Vem ver!

A lavagem do cabelo

A alta temperatura do chuveiro causa danos aos fios, ressecando-os. Por isso, é preferível utilizar água morna para evitar a danificação. "Durante o frio, transpira-se menos e o couro cabeludo fica menos oleoso, permitindo que a frequência de lavagens diminua. Mas não existe padrão, deve-se lavar quando o cabelo ficar oleoso", explica a médica.

Potencialize a hidratação

A premissa do skincare com mais etapas hidratantes é valida também para as madeixas. Haline pontua que devido ao ressecamento provocado pela água quente e a redução da oleosidade, os fios precisam ter a hidratação reforçada.

Sendo assim, durante o inverno é essencial aumentar a frequência dos tratamentos hidratantes, usando produtos específicos para o seu tipo de cabelo e que proporcionem esse reforço de forma adequada, sem pesar os fios.

O secador está liberado

"No frio, não tem como ficar com o cabelo molhado, né? E também não é saudável para o couro cabeludo ficar muito tempo úmido. Então, o ideal é secar com o secador, mas com alguns cuidados", pondera a tricologista.

Segundo a especialista, antes de começar a secar os fios, é preciso aplicar um protetor térmico. Após isso, mesmo com a proteção, é imprescindível manter uma distância mínima de 15 cm entre o secador e o couro cabeludo. 

Ela fala ainda sobre um problema irreversível, o "bubble hair": "as altas temperaturas no cabelo úmido podem formar bolhas dentro da haste, um dano que não pode ser revertido". Então, é melhor tomar cuidado, viu? 

Mantendo os cabelos saudáveis

A dermatologista relembra que no inverno os cuidados gerais devem ser mantidos com base nas variações da haste — lisa, ondulada ou crespa — porque cada uma delas possui sua rotina específica com produtos voltados às suas características.

O segredo para manter as madeixas saudáveis nessa época é simples: "quando se pensa em fios saudáveis, você tem que pensar em couro cabeludo saudável. Assim, mantenha-o sempre limpo, sem excesso de oleosidade e siga as dicas de lavagem, secagem e hidratação", finaliza a especialista. 

Fonte: Haline Meneses, médica dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), especialista em Estética e Tricologia e membro da Doctoralia. 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.