Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Dermatologista explica os cuidados que devem ser tomados para pintar os cabelos e preservar a saúde capilar
Saiba como tingir os cabelos para o Carnaval - Foto: Shutterstock

Beleza

Carnaval: 7 dicas para pintar os cabelos sem danificar os fios

Dermatologista explica os cuidados que devem ser tomados para pintar os cabelos e preservar a saúde capilar

Com a chegada do Carnaval, muitas pessoas buscam maneiras criativas de se destacar nos blocos. Algumas pessoas costumam pintar os cabelos nesta época do ano. No entanto, é crucial adotar cuidados para garantir que a mudança não prejudique a saúde capilar.

Pensando nisso, o dermatologista e presidente do Instituto Brasileiro de Transplante Capilar, Dr. Gustavo Martins, compartilhou dicas para pintar os cabelos no Carnaval sem comprometer a vitalidade dos fios. Veja abaixo:

1. Escolha produtos de qualidade

Opte por tinturas capilares de marcas reconhecidas pela qualidade no mercado, priorizando aquelas que contenham ingredientes que tratam os fios. De acordo com o dermatologista, produtos de qualidade minimizam danos e garantem resultados mais duradouros. 

“O custo-benefício será maior, já que você não terá que gastar tanto retocando mais que o normal, e nem precisará de gastos extras com máscaras para reparar os cabelos danificados por produtos de má qualidade. Mas lembre que nem tudo que é caro é de qualidade”, alerta Gustavo.

2. Faça um teste de sensibilidade

Antes de aplicar a tintura, realize um teste de sensibilidade para evitar reações alérgicas. “Aplique uma pequena quantidade do produto em uma área discreta e aguarde algumas horas. Caso não haja irritação, a coloração pode ser utilizada com mais segurança” afirma o profissional.

3. Hidrate os cabelos antes da coloração

Cabelos saudáveis absorvem a tintura de maneira mais uniforme. Portanto, uma semana antes de pintar os cabelos, invista em tratamentos hidratantes para preparar os fios. Isso ajudará a minimizar danos e manter o brilho.

4. Proteja o couro cabeludo

Aplique uma camada fina de vaselina ou creme no couro cabeludo antes de começar a pintura. Isso evita que a tintura atinja a pele, prevenindo possíveis irritações.

5. Siga as instruções do fabricante

Cada tintura tem suas próprias especificações quanto ao tempo de aplicação e modo de uso. Certifique-se de seguir rigorosamente as instruções do fabricante para obter resultados mais satisfatórios e evitar danos aos fios.

6. Evite lavar os cabelos nos dias seguintes

Após a aplicação da tintura, aguarde pelo menos 48 horas antes de lavar os cabelos. Conforme o dermatologista, isso permite que a cor se fixe melhor, proporcionando maior durabilidade e evitando que o excesso de lavagens prejudique os fios recém-coloridos.

7. Utilize produtos específicos

Opte por shampoos e condicionadores desenvolvidos para cabelos coloridos. Esses produtos ajudam a manter a intensidade da cor e fornecem uma hidratação extra, essencial para cabelos que passaram pelo processo de coloração.

Mais notícias como essa

Horóscopo

Querendo saber de TUDO que os próximos sete dias prometem? Descubra agora, no Horóscopo Semanal do João Bidu

Receitas

Nutricionista revela os principais alimentos que contribuem para o bronzeamento saudável durante o verão; confira quais são

Estilo de Vida

Para tomar melhores decisões é necessário que o corpo esteja descansado e a mente livre de preocupações; entenda

Beleza

Com ação antifrizz, a touca de cetim protege os fios durante o sono, para que amanheçam desembaraçados e sedosos