Cabelo pós-verão: veja como salvar os fios dos danos da estação

Especialista em saúde do cabelo ensina um passo a passo valioso para recuperar a vitalidade e beleza nesse pós-verão

A estação mais quente do ano pode danificar os fios
A estação mais quente do ano pode danificar os fios - Shutterstock

por Thaís Lopes Aidar
Publicado em 18/03/2022 às 14:00
Atualizado às 14:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Aproveitar o calor, sol, mar e piscina é a única regra do verão, não é mesmo? Mas depois de tanta curtição, a conta chega... para o cabelo! Pois é, ainda que você tome vários cuidados para proteger os fios do sol e sal, não tem como ignorar a necessidade de uma atenção pós-verão, viu? 

Segundo a tricologista Viviane Coutinho, todas as estações do ano impactam as madeixas de alguma forma devido às mudanças climáticas. Porém, o verão conta com uma exposição ainda maior aos raios solares, tendendo a precipitar ou aumentar a queda capilar dentro de alguns meses. 

"Para um tratamento eficaz, deve-se começar a usar produtos específicos para a estação. Eles possuem, em sua fórmula, elementos hidratantes e protetor solar para os fios, que ajudam a evitar mais danos. Quem opta por usar os cabelos lisos, deve investir em termoprotetores que diminuem os danos causados por secadores, chapinhas e babyliss", orienta a especialista. 

Mas se os produtos usados nos dias quentes não foram suficientes para amenizar os danos ou até mesmo se você esqueceu de usá-los, a gente te ensina agora um passo a passo de ouro para recuperar esse cabelo pós-verão. Vem aprender! 

Rotina de lavagem 

Se a intenção é recuperar os fios, isso deve começar em hábitos diários, como nas lavagens. Anote as dicas:

  • invista na hidratação caseira a cada 20 ou 30 dias;
  • use shampoo adstringente a cada 15 dias para uma limpeza mais profunda;
  • a temperatura da água deve sempre ser entre morna e fria;
  • cada cabelo, um tratamento: utilize produtos específicos pro seu tipo de cabelo, ou seja, para loiros, quimicamente tratados, cacheados, etc.

Reponha tudo aquilo que foi perdido

O aspecto de ressecado e sem vida das madeixas costuma ser um alerta de que muitos nutrientes foram perdidos em decorrência dos danos. Para isso, a reposição lipídica é uma ótima opção! Nesse processo, você usará óleos capilares de acordo com suas necessidades e propriedades. Óleo de argan, abacate e macadâmia são alguns deles! 

Procure um profissional

Embora muitas questões sobre o cabelo possam ser resolvidas em casa ou no salão de beleza, certos sinais precisam obrigatoriamente de uma consulta com especialista em saúde capilar, como é o caso da queda. 

Se notar que os fios estão caindo mais do que o habitual ou qualquer outro sintoma que fuja do comum, não tente tratá-lo em casa, pois é necessária uma avaliação mais completa para entender a causa disso e também qual o melhor tratamento. 

Fonte: Viviane Coutinho, tricologista e membro-docente da Academia Brasileira de Tricologia (ABT).

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.