MODA & BELEZA

Shampoo: conheça o produto certo para cada tipo de cabelo

O momento da lavagem é onde concentramos todos os cuidados com o nosso cabelo. Saiba qual é o tipo de shampoo mais indicado para os seus fios.

None
Foto: iStock

por Redação Alto Astral
Publicado em 19/12/2016 às 14:33
Atualizado às 11:57

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Ter cabelo bonito e com aquele aspecto de bem cuidado começa muito antes de qualquer tratamento. A escolha certa dos produtos para usar no dia a dia, de acordo com as características dos seus fios, é o primeiríssimo passo para chegar lá. O hairstylist Glecciano Luz, do Espaço Glecciano Luz, do Rio de Janeiro, é quem aponta o shampoo perfeito para as suas madeixas.

Mulher escolhendo shampoo

Foto: iStock.com/Getty Images

Com luzes ou mechas

Os efeitos luminosos exigem retoques frequentes e levam à presença constante de produtos químicos entre os fios, o que os deixa sensíveis. “Por isso, o ideal é usar um shampoo à base de proteínas”, recomenda o hairstylist.

Alisados

Esses cabelos também sofrem os efeitos colaterais dos tratamentos usados para que fiquem mais comportados e menos ressecados. Vale a pena lavar com um produto que tenha algumas propriedades reestruturantes.

Tingidos

Tendem a ser mais ressecados, devido à pigmentação artificial presente em todo o comprimento do fio. O ideal, segundo Luz, é protegê-los com shampoos que tenham agentes antioxidantes e defendam os fios dos raios ultravioleta.

Sem volume

A principal característica desse tipo de cabelo é a falta de densidade, responsável pelo aspecto vazio e sem viço. Nesse caso, substâncias como pantenol, aminoácidos e magnésio são as mais recomendadas pois dão vida aos fios.

Muito armados

Aqui, trata-se exatamente do contrário: os fios têm pouca umidade e, em geral, são excessivamente porosos. “O xampu deve ter propriedades umectantes”, ensina Luz.

Afros

Característicos da raça negra, eles são crespos e têm um formato achatado, mas ficam lindos se forem tratados com carinho. De acordo com o hairstylist, qualquer xampu que tenha propriedades hidratantes é bem-vindo, pois ajuda a baixar o volume e assentar os fios.

Cacheados

A principal marca dessas madeixas é a alta concentração de queratina (proteína insolúvel encontrada nas unhas, pele e cabelo) nos elos. Por isso, o produto ideal para lavar deve ter uma boa quantidade de emolientes.

Consultoria: Glecciano Luz, hairstylist do Espaço Glecciano luz, do Rio de Janeiro (RJ), site: www.espacogleccianoluz.com.br

LEIA TAMBÉM