Filtro solar em cápsulas é novidade, ajuda a cuidar da pele e traz muitos benefícios!

Filtro solar em cápsulas é novidade no mercado dermatológico e traz benefícios incríveis para a saúde da pele! Vem saber mais!

None
Fotos: iStock

por Redação Alto Astral
Publicado em 22/02/2017 às 10:06
Atualizado às 20:07

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Durante o verão, é comum que o índice de Radiação Ultravioleta se mantenha altíssimo em boa parte do Brasil: segundo dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, órgão federal, a radiação deve chegar a 14 em uma escala que vai de 1 a 16.  O uso do filtro solar em cápsulas é uma alternativa prática e interessante para ajudar a intensificar os cuidados com a pele e a saúde nesta época do ano.

Por isso, é importante que você conheça o que é e quais são os benefícios do filtro solar em cápsulas, que combate o câncer de pele e retarda o envelhecimento. A dermatologista Cristiane Braga Kanashiro, proprietária da Clínica Due e pós-graduada em Medicina Estética pela Sociedade Brasileira de Medicina Estética/Fundação Souza Marques, bateu um papo com o portal Alto Astral e explicou tudo. Veja!

Sacola laranja com chinelo, spray, óculos e outros acessórios de praia. Ao lado, filtro solar de uso tópico e oral. Cenário de praia (filtro solar em cápsulas)

Fotos: iStock / Designer: Isadora de Andrade – Colaboradora

Quando o sol é perigoso

O Portal Brasil divulgou uma nota da Sociedade Brasileira de Dermatologia que alerta para os perigos da exposição prolongada ao sol, principalmente nestes dias de calor intenso. “A exposição à radiação ultravioleta (UV) tem efeito cumulativo e penetra profundamente na pele, sendo capaz de provocar diversas alterações, como o bronzeamento e o surgimento de pintas, sardas, manchas, rugas e outros problemas. A exposição solar em excesso também pode causar tumores benignos (não cancerosos) ou cancerosos, como o carcinoma basocelular, o carcinoma espinocelular e o melanoma. Na verdade, a maioria dos cânceres da pele está relacionada à exposição ao sol, por isso todo cuidado é pouco.”

Filtro solar em cápsulas: cuidado extra nos dias de muito sol

A dermatologista Cristiane Kanashiro explica um dos principais benefícios do filtro solar em cápsulas: “Essa opção aumenta a tolerância da pele à fotoexposição, ou seja, o tempo de exposição ao sol.”

1 + 1 = Proteção

É importante ressaltar que o protetor em cápsulas não descarta o uso do o filtro solar que estamos acostumadas a passar no rosto e no corpo. “A eficácia do filtro solar em cápsulas é inferior ao de uso tópico, por isso devem ser utilizados em conjunto”, diz Cristiane. Vamos combinar que quanto mais proteção, ainda mais com os índices UVA altíssimos nos últimos tempos, melhor, não é mesmo?!

“Mesmo com o uso do filtro solar oral, devemos lembrar de reaplicar o filtro solar tópico a cada duas horas, quando em exposição solar.”

E tem mais: “As substâncias utilizadas no filtro solar em cápsulas têm alta capacidade anti-oxidante e anti-inflamatória, contribuindo também par uma ação anti-envelhecimento”.

Quer um bronzedo perfeito no verão? Veja como alguns alimentos podem ajudar!

Amigo da saúde

Quando ficamos expostas ao sol por muito tempo, a radiação provoca uma oxidação intensa, o que forma radicais livres que agridem as estruturas da pele como a membrana celular, os vasos e as fibras, por exemplo.

Em busca de uma fotoproteção cada vez mais eficaz, o uso do filtro solar em cápsulas ajuda a combater esses radicais livres com nutrientes antioxidantes como betacaroteno, que contribui para um bronzeamento saudável; e vitaminas E e C. O uso do filtro solar em cápsulas também combate câncer de pele. Quando usado com disciplina, é uma ajuda e tanto nos cuidados com a saúde.

Onde encontrar

A dermatologista explica que, em geral, o filtro solar em cápsulas tem a fórmula manipulada, ou seja, deverá ser prescrita por um médico especialista. “Existem algumas opções de filtro solar oral já prontos, mas são importados”, atenta Cristiane.

Fizemos uma pesquisa na internet e encontramos algumas marcas que variaram entre R$ 35 e R$ 78.

Posso tomar?

“A ação fotoprotetora é garantida para todas as idades”, reforça a dermato. Quando olhamos para esse tipo de cuidado pensando na proteção ao envelhecimento da pele, a eficácia e os resultados são mais visíveis quando utilizado por mulheres jovens, até os 45 anos.

Mulher tomando cápsulas dentro de um copo com canudo (filtro solar em cápsulas)

Foto: Divulgação

Você sabia que os riscos de infecção urinária aumentam no verão? Temos uma matéria sobre isso!

Pele mais firme

Os benefícios do uso do protetor solar podem ser percebidos no rosto.“Rugas suavizadas, pele mais hidratada e com melhora da firmeza, poros mais fechados e pele de coloração mais clara e homogênea”, são algumas das melhorias, segundo a profissional.

Mas o cuidados diários fazem toda a diferença nesse processo anti-envelhecimento: “Limpeza, hidratação e proteção devem ser os cuidados do dia a dia. Alimentação balanceada, com frutas, legumes, verduras e proteínas, e muita água”, esforça Cristiane.

LEIA TAMBÉM:

Design: Isadora de Andrade/Colaboradora

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.