Cuidados com o cabelo: prendedores podem ser prejudiciais!

Entre os cuidados com o cabelo, é preciso saber também que alguns prendedores podem ser prejudiciais aos fios. Clique e saiba mais!

None
Foto: iStock

por Redação Alto Astral
Publicado em 12/01/2017 às 13:55
Atualizado às 11:56

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Ter certos cuidados com o cabelo é essencial, já que esta é uma das partes do corpo que as mulheres mais valorizam. Mas além de se atentar para hidratação, corte e até elaborar um cronograma capilar, é preciso também saber que certos tipos de prendedores de cabelo são prejudiciais e maltratam os fios, deixando-os quebradiços.

Cuidados com o cabelo: tipos de prendedores prejudiciais

Elástico de dinheiro

cuidados com o cabelo

Foto: Divulgação

O dia está muito quente e você não sabe onde está o seu prendedor. A alternativa, então, foi prender o cabelo com um elástico de dinheiro. Na hora de soltá-los, bateu o arrependimento, não é mesmo? Isso porque o elástico de dinheiro é o pior objeto para prender o cabelo, já que os fios sempre grudam na borrachinha e acabam se rompendo. Portanto, prefira deixar o cabelo solto a prendê-lo com elástico de dinheiro!

Fivelas

cuidados com o cabelo

Foto: Divulgação

Apesar de serem bonitas, as fivelas de metal (que bombaram entre os anos 80 e 90 e que até hoje são muito utilizadas) também são itens que danificam os fios. O que acontece é que a estrutura da presilha praticamente grampeia os fios, o que pode deixá-los presos nos ferros, fazendo com que os fios quebrem a cada vez que você os prende.

O famoso “bico de pato”

cuidados com o cabelo

Foto: Divulgação

O caso do bico de pato é bastante semelhante com o das fivelas de metal. Ao soltar o cabelo da presilha (que geralmente é feita de metal), ele acaba ficando preso aos detalhes do prendedor, e é praticamente impossível retirá-los sem quebrar alguns fios.

Quais prendedores usar, então?

De acordo com a coordenadora do departamento de cabelos da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Dra. Jackeline Mota, “os mais indicados são os prendedores de superfície lisa, mas o mais importante é não deixar os fios muito tracionados [puxados]. Uma tração muito forte, à longo prazo pode levar até à queda de cabelos na região”, afirma.

Confira abaixo os prendedores mais recomendados para evitar danos ao cabelo:

Lacinhos revestidos

cuidados com o cabelo

Foto: Divulgação

Os lacinhos de látex revestidos são a alternativa mais barata e popular para quem quer prender o cabelo. Só preste atenção se o revestimento está completo. Caso contrário, suas madeixas também podem ser danificadas pelo látex.

Lacinhos de silicone

cuidados com o cabelo

Foto: Divulgação

São aqueles lacinhos que se parecem com “fios de telefone” ou, até mesmo, aqueles bem pequenininhos. Este tipo de lacinho também costuma ser uma alternativa barata e acessível!

Palitos

cuidados com o cabelo

Foto: Divulgação

Este é mais indicado para os fios longos, já que os curtos não conseguem dar uma volta completa para prender. Além do mais, os famosos palitos para o cabelo voltaram à moda, já que atrizes como Alice Wegmann e Giovanna Antonelli estão utilizando. Aposte em modelos de madeira ou plástico!

Cuidados com o cabelo: outros hábitos que prejudicam a saúde dos fios

  • O uso frequente de bonés
  • Prender os fios molhados
  • Lavar o cabelo com água quente
  • Exposição frequente ao sol

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.