ATUALIDADES

Fact-checking ajuda você a se proteger de notícias falsas

Não é difícil se deparar com uma notícia falsa na internet. Políticos, celebridades e até mesmo anônimos podem sofrer com as fake news. Confira aqui uma lista de sites fact-checking, que ajudam você a se livrar de boatos mentirosos!

None
computador com várias páginas abertas de redes sociais

por Redação Alto Astral
Publicado em 06/06/2018 às 07:00
Atualizado às 15:14

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Você já deve ter recebido de algum amigo ou familiar ou ter se deparado com alguma notícia escandalosa que, no fim, não era verdade. O fact-checking está aí para evitar justamente isso: cair em armadilhas das fake news. Alguns sites são especializados em comprovar ou desmentir a veracidade de fatos que circulam pela web, mapeando histórias, dados, pesquisas e registros.  Conheça alguns sites de fact-checking e proteja-se contra as fake news!

1- É ou Não É?, do G1

Essa página especial do G1, site de notícias da Globo, se dedica a checar a veracidade de boatos sobre os mais diversos assuntos. O site conta até com um banco de boatos, que mostra de maneira rápida tudo o que anda circulando pela internet.

2- Agência Lupa, da Piauí

Conhecida como a primeira agência de fact-checking do Brasil, confere o grau de veracidade das informações que circulam pelo país. A Agência Lupa possui um sistema que classifica as análises segundo oito etiquetas:

  • Verdadeiro: Informação correta
  • Verdadeiro, mas: Informação correta, mas sem muitas explicações
  • Ainda é cedo para dizer: Informação que pode vir a ser verdadeira
  • Exagerado: Informação no caminho correto, mas com exageros
  • Contraditório: Informação que contradiz outra dentro da mesma fonte
  • Insustentável: Não há dados públicos que confirmem a informação
  • Falso: Informação falsa
  • De olho: A informação passa por monitoramento

3- Me Engana Que Eu Posto, da Veja

Com manchetes mais diretas, o site promete desvendar a verdade por trás de notícias falsas que se espalham pela internet.

4- E-Farsas

É um dos sites fact-checking mais antigos e famosos da internet, responsável por desmentir desde os grandes boatos até os mais inusitados, como o caso das notas de 50 reais estampadas com o rosto da cantora Pabllo Vittar.

5- Fake ou News?

Um site simples e dinâmico, oferece informações em forma de texto e vídeo relacionadas a plágio e falsas informações nas redes sociais.

6- Truco, da Agência Pública

Verificam falas, correntes e informações em circulação na internet ou em redes sociais para saber se são verdadeiras ou não, com o objetivo de tornar políticos e personalidades públicas mais responsáveis por suas declarações.

LEIA TAMBÉM: