O coach especialista em autoconhecimento Lucas Santos oferece oito dicas para quem está em busca de reclamar menos e, consequentemente, viver melhor. “Reclamar é um hábito muito presente no cotidiano. Portanto, se as pessoas desejam mudar esse hábito, devem adotar algumas posturas”, convida Lucas.
- Antes de reclamar, pergunte-se qual o real desejo por trás da reclamação. Por exemplo, se você reclama do salário que a empresa te paga. O ideal seria dizer “quero ganhar mais” em vez de “ganho pouco”. Assim, tira-se o foco do problema para pensar na solução.
- O que é possível ser feito para mudar essa situação? Ao fazer-se essa pergunta, você buscará o “como” realizar o que quer e sairá do campo da reclamação.
- Mude de assunto. Quando for reclamar de algo, substitua a atenção para outro pensamento, algo que está vendo ou escutando. Algo que produz um sentimento positivo e que desvie sua atenção da reclamação.
- Traga a responsabilidade para você. Essa é uma das tarefas mais difíceis, pois boa parte das pessoas acha mais fácil jogar a culpa em outras coisas. Porém, quando assumir o papel do que está acontecendo, entenderá que também é você quem pode resolver a questão.
- Conte suas reclamações e coloque metas. Ao contar quantas reclamações você faz no dia, terá uma base para estipular metas para si.
- Veja o lado positivo das coisas e cite suas qualidades. Esse é um bom plano para valorizar o motivo da sua reclamação.
- Veja a reação das pessoas quando você reclama. Comece a observar como as pessoas a sua volta se sentem quando você faz uma queixa. Se perceber que elas não estão felizes com o que está falando, por que continuar?
- Sorria assim que perceber que está reclamando. Quando você sorri, seu estado de espírito muda, pois aciona partes distintas do cérebro que podem quebrar o estado das queixas. Assim, a intensidade das reclamações diminui.
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