Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Cãibras no verão: saiba como prevenir as dores em altas temperaturas
A desidratação é a principal causa das cãibras no verão - Foto: Shutterstock

Saúde

Cãibras: saiba como prevenir as dores em altas temperaturas

Especialistas explicam as causas das cãibras no verão e revelam quais ações ajudam a controlar as contrações musculares

As cãibras são contrações involuntárias dos músculos que costumam surgir após se espreguiçar, exercitar ou ainda durante o sono. Mas, o que poucas pessoas sabem é que no verão podemos estar mais propensos a sentir esse desconforto.

A fisioterapeuta, Walkyria Fernandes, explica que é comum as pessoas terem esse tipo de contração muscular, sobretudo em dias mais quentes, por conta da desidratação.

Isso acontece porque no calor suamos mais, e, junto com o suor, o corpo perde minerais e eletrólitos que ajudam a regular as funções dos nervos e dos músculos. “Quando esses nutrientes, principalmente o sódio, caem devido à transpiração excessiva, aumenta a incidência de cãibras causadas pelo calor”, cita a fisio.

Como evitar e aliviar as cãibras

As cãimbras também podem surgir em outras situações, como má circulação, anemia, insuficiência renal, doenças da tireoide, degenerações neurológicas, desequilíbrios hormonais e gravidez

Para evitar e atenuar esse problema, a fisioterapeuta recomenda beber bastante água e fazer exercícios regularmente. Isso porque o sedentarismo facilita o aparecimento das dores. Outro ponto importante é aquecer os músculos antes de realizar qualquer atividade.

“Podemos tentar aliviar a dor alongando o músculo contraído de uma forma bem progressiva e tranquila, sem forçar muito, mas devolvendo o posicionamento natural, até que a tensão do local vá embora e o músculo volte a sua posição”, orienta Fernandes.

Cuidados com a alimentação

Como as cãibras são causadas pela desidratação e perda de nutrientes através do suor, a nutricionista, Marianne Fazzi, aconselha consumir alimentos com grande taxa de água e ter uma dieta balanceada, à base de frutas e verduras ricas em vitaminas e sais minerais.

“É importante ingerir vitaminas B1 e B6, que estão presentes em castanhas, carnes vermelhas, cereais integrais e no feijão; o magnésio, que está no abacate, na semente de abóbora, no chocolate amargo e em oleaginosas; e o potássio, famoso por estar presente na banana, mas também em castanhas, na batata-doce, nas folhas verde-escuras e na beterraba”, indica.

E aí, curtiu as dicas? Então confira essas e outras informações no vídeo abaixo:

Mais notícias como essa

Horóscopo

Querendo saber de TUDO que os próximos sete dias prometem? Descubra agora, no Horóscopo Semanal do João Bidu

Comportamento

Atriz usou as redes sociais para falar sobre o seu diagnóstico; psicanalista explica os sintomas e tratamento

Saúde

Se você tem sentido dor ou outros sintomas no calcanhar, pode ser bom investigar para saber se a causa é a bursite na região

Pets

A queda de pelos dos pets ficar maior no outono é comum, porém podem ser necessários cuidados se isso for muito excessivo