Além do convencional: 10 tipos diferentes de meditação
A meditação está muito distante de ser resumida em uma única técnica, pois diferentes métodos surgiram e foram aperfeiçoados por diversas religiões
(Foto: Shutterstock)
Compartilhe:
Por Redação Alto Astral
Que a meditação controla a ansiedade e limpa a mente dos pensamentos angustiantes, isso você já sabe. Para buscar o equilíbrio emocional e viver com qualidade, tudo é questão de treino. Mas o que nem todo mundo sabe é que existem tipos diferentes de meditação, ligados a diversas religiões ou com funções práticas para a vida moderna.
Abaixo, listamos algumas das mais proeminentes e reconhecidas:
Mindfulness: muito popular atualmente, é uma modernização e adaptação de técnicas budistas. Embora absolutamente associada a essas práticas, ela tem como função a redução do estresse, diferente da intenção de iluminação religiosa de suas raízes.(Foto: Shutterstock)
1 | 10
Meditação por mantras: essa prática, originada no Hinduísmo, na qual se medita a partir da repetição de uma palavra ou sílaba, em geral sem um significado claro. Essa prática é erroneamente associada à repetição de uma afirmação de propriedade religiosa, mas na verdade está mais relacionada à vibração que o mantra escolhido gera no corpo ao ser pronunciado.
2 | 10
Zazen: com o significado aproximado de “meditação sentada”, o Zazen está ligado às escolas japonesas de Zen Budismo e tem o foco na respiração como técnica para ajudar na compreensão do que está passando pela mente (Foto: Pixabay)
3 | 10
Meditação transcendental: famosa por ser praticada pelos Beatles, esse tipo de meditação é uma variação dos mantras, criado por Maharishi Mahesh Yogi. Seus segredos são resguardados pela fundação do criador e ensinados apenas àqueles que pagam por aulas (Foto: Shutterstock)
4 | 10
Meditação taoísta: com o foco da religião taoísta no relacionamento do homem com a natureza, essa meditação tem o propósito de direcionamentos da energia interna, acalmando o corpo e a mente através da busca do equilíbrio entre dualidades. Alguns de seus aspectos estão diretamente relacionados à procura de longevidade e saúde.
5 | 10
Meditação guiada: um dos métodos modernos com a função da procura da diminuição do estresse, trata-se da meditação através do uso de guias, que podem estar presentes ou serem reproduzidos a partir de mídias. Músicas e narrações explicando como controlar a respiração são os usos mais populares desse método (Foto: Pixabay)
6 | 10
Autoquestionamento: nomeada com a tradução do termo em sânscrito atma vichara. Esta prática tem como lição a busca da resposta para uma pergunta: quem sou eu? Isso acontece através de uma investigação profunda dos próprios propósitos e motivações ocultas.
7 | 10
Vipassana: essa disciplina, que significa “ver as coisas como elas realmente são”, está ligada à tradição Theravada. Seu foco também está ligado ao controle e reconhecimento da respiração para estabilizar a mente. (Foto: Pixabay)
8 | 10
Meditações do yoga: é impossível explicar o yoga, suas práticas e diferentes tipos de meditação partindo de um único princípio. Para se atingir um estado meditativo dentre esses ensinamentos milenares, entretanto, estão associados o controle da respiração, posturas que geram relaxamento mental e conduzem a mente, e a contemplação focada da realidade. (Foto: Shutterstock)
9 | 10
Metta: tem como nome uma palavra páli, que significa benevolência e boa vontade e é muito associada às disciplinas Theravada e Tibetana do Budismo. É construído a partir de uma progressão que gera sentimentos de bondade na mente do praticante, partindo do pensamento sobre si próprio, passando pelo pensamento em entes queridos, pessoas conhecidas, pessoas complicadas de se relacionar, um sentimento de igualdade entre todos e, finalmente, o amor pelo universo. (Foto: Pixabay)