Connect with us

O que você está procurando?

Conheça 5 lugares religiosos incríveis que são destino de milhões de religiosos para se visitar no Brasil e exercitar sua fé!
- Foto: Divulgação

5 pontos religiosos para visitar no Brasil

Conheça 5 lugares religiosos incríveis que são destino de milhões de religiosos para se visitar no Brasil e exercitar sua fé!

Quando o assunto é pedir por uma causa ou agradecer as graças já recebidas, não medimos esforços e somos capazes de percorrer muitos quilômetros para expressar nossa devoção. No Brasil, vários são os destinos visitados pelos fiéis. Saiba mais sobre 5 lugares religiosos para você conhecer e fortalecer sua fé.

1. Basílica de Aparecida do Norte – SP

Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida

Foto: Divulgação

Localizada no Vale do Paraíba, no interior de São Paulo, a cidade de Aparecida é certamente o destino mais famoso e visitado entre os religiosos brasileiros e recebe aproximadamente 11 milhões de fiéis por ano. Nela está localizado o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil, sendo este o maior Santuário no mundo dedicado a Maria, mãe de Jesus.

Foi ali que três pescadores lançavam suas redes no rio sem sucesso, quando prestes a desistir, acabaram pegando uma imagem de Nossa Senhora e, após isso, a pesca se tornou abundante. Espantados, compreenderam no fato um sinal de revelação e improvisaram um altar, onde na mesma tarde toda a vizinhança se reuniu para rezar o terço. Ao redor da imagem, aos poucos, o vilarejo se tornou a cidade de Aparecida, que já construiu três basílicas para homenagear a padroeira.

A atual, conhecida como “Basílica Nova”, foi inaugurada em 1955 e solenemente sagrada pelo Papa João Paulo II em 1980. Após a passagem de João Paulo II, o Santuário Nacional recebeu a visita de dois outros papas, Bento XVI em 2007 e Francisco em 2013. Sua estrutura impressiona: a basílica é capaz de abrigar 75 mil fiéis, conta com ambulatórios, capela de penitência, sala de promessas, berçário, praça de alimentação, exposição, bazar, museu e estacionamento.

2. Juazeiro do Norte – CE

Juazeiro do Norte, Ceará

Foto: Divulgação

O município, localizado no Vale do Cariri, no sul do Ceará, tem destaque devido à figura do Padre Cícero Romão Batista, popularmente chamado de “padim ciço”. Em 1889 aconteceu o milagre que tornou o lugar famoso, quando ao dar uma hóstia consagrada a uma fiel, o Padre se surpreendeu quando ela se transformou em sangue. O fato se repetiu dezenas de vezes com outros moradores da cidade.

Por isso, embora o padre nunca tenha sido beatificado, criou-se um movimento de peregrinação vindo de todo o país. Quatro eventos religiosos acontecem todo ano em Juazeiro e transformam a cidade no centro da religiosidade popular do Estado.

Acontecem duas romarias, uma em 24 de março e outra em 20 de julho que comemoram as datas de nascimento e óbito de Padre Cícero respectivamente, a Festa da Padroeira Nossa Senhora das Dores na primeira quinzena de setembro e em 2 de novembro, no dia de finados, há uma grande romaria que conta com a participação de mais de 2 milhões de pessoas anualmente. Além das igrejas visitadas durante as romarias, outra atração muito famosa é a grandiosa estátua de Padre Cícero, com 27 metros de altura.

3. Festa do Círio de Nazaré, Belém – PA

Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, lugares religiosos

Foto: Divulgação

A Festa do Círio de Nazaré acontece desde 1793 e consiste em uma sequência de rituais que começam no segundo sábado de outubro, com uma procissão e tem seu auge no segundo domingo do mês, quando a imagem da Virgem de Nazaré é levada pelas principais ruas da cidade. A caminhada parte da Catedral Metropolitana até a Basílica de Nazaré. Durante 15 dias, são realizadas procissões por toda Belém, além de missas, novenas e romarias. Os momentos de maior destaque do evento são a missa do traslado, a missa do círio, a procissão da festa e a missa de encerramento.

Essa festa remonta às aparições de Nossa Senhora de Nazaré. Conta-se que a imagem dela apareceu próximo ao Rio Igarapé, quando foi encontrada por um morador da região que a levou pra casa. No dia seguinte, a imagem havia desaparecido e foi encontrada nas margens de outro rio. O fato se repetiu várias vezes, com a imagem da santa desaparecendo sempre que recolhida.

A história chegou aos ouvidos do governador da época, que ordenou que a imagem fosse levada ao Palácio do Governo e mantida sob intensa vigilância. Mesmo assim, pela manhã o altar estava vazio. Impressionados, os devotos concluíram que Nossa Senhora queria ficar às margens do rio Igarapé. Por isso, construíram uma igreja ali.

4. Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, Salvador – BA

Igreja de nosso senhor do bonfim

Foto: Divulgação

A igreja do Senhor do Bonfim é a mais famosa de Salvador e foi construída de 1746 até 1754. A construção se deu em função da necessidade de um local para abrigar a imagem do Senhor Bom Jesus do Bonfim, que foi trazida de Lisboa em 1745. Em 1927 o papa Pio XI elevou o tempo à Basílica e a mesma ganhou bastante fama em função da tradicional “Lavagem do Bonfim”. A celebração é a mais famosa festa religiosa da Bahia e é marcada por baianas jogando água nos degraus do templo em uma festa que dura o dia inteiro e atravessa um percurso de oito quilômetros, indo da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia até o alto do Bonfim, terminando ao som de trios elétricos e blocos de afoxé.

A fachada da igreja tem estilo rococó coberta de azulejos portuguesa e sua arquitetura neoclássica remete aos modelos das igrejas portuguesas dos séculos 18 e 19. Destacam-se na decoração interior a pintura do forro da nave feita por Antônio Joaquim Franco Velasco e os painéis da sacristia e dos corredores laterais, autoria de José Teófilo de Jesus.

As famosas fitinhas do Senhor do Bonfim são confeccionadas desde o início do século 19 e remetem a uma tradição com mais de 200 anos. Originalmente elas eram confeccionadas tendo a medida do comprimento do braço direito da estátua do Senhor do Bonfim até o peito da imagem. Atualmente a fita sofreu alterações em suas medidas originais e é utilizada no pulso, sendo muito comercializada nos arredores da Igreja do Senhor do Bonfim. As fitinhas ficam amarradas sob o gradil do local e sua infinidade de cores embeleza o ambiente, tornando-o mais alegre e tipicamente baiano. Usualmente é utilizada como lembrança para atestar a visita ao templo e há a tradição de dar três nós e fazer três pedidos no momento de amarrar ao pulso.

5. Nova Jerusalém – PE

Teatro de Nova Jerusalém, em Pernambuco

Foto: Divulgação

Anualmente acontece na cidade de Brejo da Madre de Deus em Pernambuco o espetáculo da Paixão de Cristo de Fazenda Nova. A festividade é realizada sempre nas semanas que antecedem a Páscoa e é encenado no maior teatro ao ar livre do mundo que impressiona bastante pela arquitetura, em uma réplica perfeita da Judéia sagrada. A cidade-teatro de Nova Jerusalém conta com lagos artificais, nove palcos e uma muralha de 3500 m e 70 torres.

No início, a partir de 1951, era uma simples manifestação religiosa do morador local Epaminondas Mendonça, que se se inspirou na Paixão que é encenada anualmente na cidade alemã de Oberammergau. A peça era realizada em outro local, uma vez que o projeto do teatro só começou a se concretizar em 1968, quando foi realizada a primeira encenação da peça.

A réplica de Jerusalém na paisagem do agreste faz os cerca de 500 atores e figurantes se deslocarem em cenários como o Palácio de Herodes, o Fórum de Pilatos, e o Cenáculo onde Jesus ceou com os apóstolos antes de ser entregue às autoridades judaicas. São duas horas de espetáculo e o público costuma ultrapassar os 70 mil espectadores. Além do espetáculo, o sentimento religioso na cidade também se estende a festas como a de São José, padroeiro da cidade e os festejos de Sant’ana.

LEIA MAIS

Texto: Thomás Garcia | Pesquisa: Victor Moura/Colaborador | Design: Aline Barudi

Advertisement

Estilo de vida

A famosa combinação de frango com batata-doce auxilia no ganho de massa muscular, dá saciedade e ajuda no processo de emagrecimento.

Estilo de vida

Através da alimentação balanceada é possível manter o organismo saudável e longe de problemas! Confira uma lista com 7 alimentos que protegem seu coração!

Estilo de vida

Quem adere aos exercícios físicos colhe vantagens para coração, pulmões e até para a mente, além de favorecer o processo de emagrecimento.

Estilo de vida

Primeiros sinais não devem ser ignorados, tanto pelo paciente como por pessoas próximas, já que é mais fácil de reverter a situação no início do quadro

Estilo de vida

Há saladas que, quando misturadas às carnes (sejam elas brancas ou vermelhas), ganham um sabor ainda mais atrativo e ficam mais nutritivas!

Estilo de vida

A depressão é um grave transtorno e vem mostrando números cada vez mais alarmantes em relação ao seu desenvolvimento na sociedade

Estilo de vida

A dança mais do que um hobby, é um exercício físico e uma terapia para o corpo e mente. Conheça seus benefícios e a inclua na sua rotina!

Estilo de vida

O arroz integral é um grande aliado da saúde e do emagrecimento. Saiba porque você deve substituir já a versão refinada pela integral!