Connect with us

O que você está procurando?

O cérebro precisa de um estímulo constante para não enferrujar. Para isso, praticar a ginástica cerebral pode ser de grande ajuda
- IMAGEM: Shutterstock.com

Ginástica cerebral: é importante exercitar o cérebro

O cérebro precisa de um estímulo constante para não enferrujar. Para isso, praticar a ginástica cerebral pode ser de grande ajuda

Ao ouvir a expressão ginástica cerebral, é quase inevitável que imagens de academia, esteiras e pesos venham à mente. O pensamento não está totalmente equivocado, mas essa técnica se diferencia um pouco das atividades relacionadas ao corpo.

O conceito é bem simples de ser entendido: assim como os exercícios convencionais fortalecem os músculos, as atividades cerebrais contribuem para intensificar o funcionamento cognitivo. “A ginástica cerebral adota movimentos físicos simples e coordenados. O cérebro, tecnicamente, é considerado um músculo e precisa de estímulos para estar ativo e em boa forma”, explica Carlos Maurício Prado, introdutor da prática no Brasil.

cerebro-malhando-oculos-ginastica

IMAGEM: Shutterstock.com

Uma das vantagens da ginástica cerebral é que qualquer pessoa, independentemente da idade, pode praticá-la. “De certa forma, os exercícios são simples, podendo ser considerados lúdicos e completamente acessíveis”, aponta Carlos. O especialista descreve que as atividades realizadas durante o treinamento ajudam a desenvolver diversas capacidades cognitivas, como memória e concentração.

Assim, entende-se que os sentidos (principalmente, a visão e a audição) são o elo entre o órgão e o mundo externo, e aprende-se a diferenciar os conceitos de “ver” e “enxergar” e de “ouvir” e “escutar”, identificando a função e a importância de cada uma delas.

Outra vertente da ginástica cerebral

Recentemente, um conceito bem parecido com a ginástica cerebral vem ganhando destaque: a neuróbica. “São atividades aeróbicas para os neurônios. Esse tipo de exercício visa tornar o cérebro mais ágil e flexível, no sentido de ampliar as possibilidades na busca de novos caminhos para a realização das ações cotidianas”, resume Solange Jacob, diretora pedagógica nacional do SUPERA – Ginástica para o Cérebro.

A profissional aponta que o método contribui para que o órgão abandone o “piloto automático”, por meio de atividades mais simples e, até mesmo, algumas com certo grau de complexidade, fazendo com que o cérebro saiba como agir em situações que não são comuns no dia a dia. Mas aí você pode estar questionando qual a diferença entre as duas.

Apesar de ambas estarem focadas no fortalecimento da capacidade cognitiva, a neuróbica está mais relacionada à criação de novas conexões entre os neurônios. “Esse método procura consolidar e acessar o caminho associativo para formar e recuperar informações, fornecendo ao córtex a matéria-prima que cria novas e robustas ligações. Com isso, torna essa rede mais forte e rica”, complementa Solange.

LEIA TAMBÉM

Texto: Vitor Manfio/Colaborador – Edição: Giovane Rocha/Colaborador

Entrevistas: Victor Santos – Consultorias: Carlos Maurício Prado, engenheiro químico e especialista em ginástica cerebral; Solange Jacob, diretora pedagógica nacional do SUPERA – Ginástica para o Cérebro

Advertisement

Estilo de vida

Veja o que é verdade e mentira sobre a reposição hormonal para mulheres na menopausa, segundo a ginecologista Dra. Ana Lucia Beltrame.

Estilo de vida

Devido à grande produção dos hormônios do estresse, o mau humor pode desencadear alguns transtornos. Excesso de bom humor também pode trazer complicações

Estilo de vida

Os avanços da tecnologia trouxeram incontáveis benefícios para o ser humano. Contudo, será que eles podem influenciar no quadro de ansiedade?

Estilo de vida

Conheça os tratamentos mais comuns e eficazes contra a ansiedade e saiba como cada um funciona e age no paciente. É sempre importante buscar ajuda médica!

Estilo de vida

A alimentação infantil deve ser composta por alimentos que forneçam os nutrientes necessários ao organismo, ajudando no crescimento, como os peixes.

Estilo de vida

Aprenda quais doenças aumentam as chances de rompimento de um aneurisma. Vale a pena tomar mais cautela caso você tenha alguma delas

Estilo de vida

Mais rápido e prático, o fast-food acaba sendo a primeira opção de quem vive na correria. Porém, não é a melhor escolha. Entenda o porquê!

Estilo de vida

Conheça algumas opções de temperos e acompanhamentos que vão bem na hora de dar mais sabor aos peixes e torne sua refeição mais saborosa!