Entenda o diabetes

Avalie
Entenda o diabetes

Foto: Thinkstock/Getty Images

O diabetes é uma doença que afeta muitas pessoas no Brasil e pode trazer diversas complicações para a saúde do portador se não for descoberta logo no início.

A dor pode indicar que algo no organismo não vai bem. No caso do diabetes, esse é o problema: em cerca de 50% dos casos, a pessoa não tem sintomas e não se dá conta de que está doente. Quando os sintomas aparecem, é porque o estágio da doença já se agravou.

Origem do mal

Todo alimento consumido é digerido e, chegando ao intestino, se transforma em açúcar. Quando isso acontece, ele passa a ser chamado de glicose e é  absorvido pelo sangue.

A glicose é a fonte de energia básica para que o corpo desempenhe todas as suas funções. Para isso, um hormônio produzido pelo pâncreas – a insulina – faz com que a glicose da corrente sanguínea seja absorvida pelas células. Quando qualquer parte desse processo falha, ocorre o diabetes.

Embora muita gente encare essa doença com certa tolerância, ela é muito séria e afeta drasticamente a vida da pessoa doente.

Identifique o problema

Apesar de ser discreto, algumas alterações em seu organismo podem indicar que você é portador do diabetes. Os sintomas mais comuns são:

– Sede

-Apetite e micção em excesso

-Perda de peso

-Cansaço

-Embaçamento da visão

-Infecções frequentes.

Cuidados para evitar o diabetes

Ter uma vida saudável e praticar exercícios físicos regularmente são a chave para evitar complicações. Além disso:

– Tenha uma alimentação saudável e evite alimentos gordurosos

-Tenha noites de sono tranquilas e durma o suficiente para descansar

–  Cuidado com o estresse.

Além disso, é importante visitar seu médico regularmente. Pelo menos uma vez por ano, peça para que sejam realizados exames de rotina, inclusive para medição de glicose.

A partir dos 45 anos, essa recomendação torna-se uma determinação. O exame é muito simples e feito por meio da coleta de sangue do paciente.

Texto: Camila Formiga Hanada

Mais lidas