Connect with us

O que você está procurando?

A hipertensão pode atingir algumas mulheres durante a gravidez. Ela é chamada de doença hipertensiva específica da gestação (DHEG).
- Foto Shutterstock.com

Hipertensão durante a gravidez

A hipertensão pode atingir algumas mulheres durante a gravidez. Ela é chamada de doença hipertensiva específica da gestação (DHEG).

A hipertensão pode atingir algumas mulheres durante a gravidez. Ela é chamada de doença hipertensiva específica da gestação (DHEG), atinge entre 5 e 8% das gestantes brasileiras. O problema implica no aumento da pressão arterial, que geralmente ocorre no último trimestre da gestação, e pode comprometer a saúde da mãe e do bebê.

mulher gravida  

Foto Shutterstock.com

Sobrecarga nas artérias

A hipertensão gestacional é diagnosticada com a medição da pressão sanguínea. Se a aferição dos níveis ficarem acima da máxima de 13mmHg (milímetros de mercúrio) e a mínima de 9mmHg – a chamada 13 por 9 –, então, constata-se a doença.

Mulher, dor de cabeça

Foto shutterstock.com

Sintomas

Dores de cabeça e abdominais, pontos brilhantes na visão e excesso de inchaço são indicadores de que a pressão da gestante pode estar acima da ideal.

Tratamento

Se a hipertensão for considerada leve pelo médico e não apresentar sinais de eclampsia, pode ser tratada com a adequação da dieta e acompanhamento clínico criterioso. A alimentação deve ser rica em ácido fólico, nutriente vasodilatador, e pobre em sal, gatilho para crises hipertensivas. “Medicamentos anti-hipertensivos, repouso e, em casos mais graves, internação também pode ser necessário”, acrescenta a ginecologista Mara Diegoli.

Saiba mais:

Alimentos que promovem bom humor

Gestação: soluções para 5 problemas muito comuns nessa fase

Qual a importância da amamentação e por quanto tempo amamentar?

Consultoria Mara Diegoli, ginecologista do Hospital das Clínicas de São Paulo

Advertisement

Estilo de vida

Com o passar dos anos, os ossos podem ir enfraquecendo e aí surge a osteoporose, uma doença que precisa ser prevenida já!

Estilo de vida

Cada 100g da hortaliça contém 75g de cálcio e, quem tem intolerância ou alergia a lactose, pode incluir a couve no cardápio e aproveitar os benefícios.

Estilo de vida

À medida que o ser humano envelhece, aumentam as chances de desenvolver osteoporose. Além do avanço da idade e má alimentação existem outras causas.

Estilo de vida

Os ovos só trazem benefícios para a saúde. A única restrição são pessoas que apresentam casos de colesterol alto na família e para alérgicos.

Estilo de vida

Saber lidar com elementos de distração é fundamental para melhorar a produtividade na sua rotina. Veja como trabalhar a concentração

Estilo de vida

A depressão pode atingir qualquer pessoa, inclusive as personalidades. Conheça os casos de famosos que venceram a doença e se tornaram referência na superação.

Estilo de vida

O mercado de trabalho ainda valoriza a quantidade em vez da qualidade. Mas encontrar um meio-termo e aliar a produtividade à criatividade é possível

Estilo de vida

Confira 5 passos para emagrecer sem sofrimento e de forma saudável! O segredo está na mudança de hábitos e na reeducação alimentar