Connect with us

O que você está procurando?

A depressão pós-parto é um problema que afeta muitas mulheres e se deve, principalmente, às alterações hormonais que ocorrem nesse período da vida
- Foto Shutterstock.com

Depressão pós-parto: entenda como essa doença se manifesta

A depressão pós-parto é um problema que afeta muitas mulheres e se deve, principalmente, às alterações hormonais que ocorrem nesse período da vida

Existe um tipo de depressão que afeta somente mulheres. “Não há causa específica para depressão pós-parto, mas em geral, sabemos as alterações físicas, emocionais e psicológicas que são apresentadas. De certo, para cada mulher terá uma causa ou um conjunto que explique os sintomas”, ressalta a psicanalista Elizandra Souza.

 

Mulher e filho, mãe e bebê, abraço, amor, fundo branco

Foto Shutterstock.com

 

Além das grávidas!

A psicanalista conta que esse problema também atinge mulheres que planejam engravidar. “Muitas que planejaram a gravidez sofrem com a doença, que normalmente não tem indícios durante o período de gestação – mas aquelas que têm histórico de depressão ou que apresentam dificuldades em lidar com perdas ou momentos decisivos merecem atenção especial”, explica Elizandra.

Primeiros sinais

Um dos primeiros sinais que a mulher apresenta é com relação à criança: “ela pode ficar triste, com raiva do mundo e, principalmente, com ódio da criança”, esclarece Elizandra. Em alguns casos, é necessário o afastamento do filho, para evitar que a mãe o maltrate.

 

Mulher, sozinha, sentada, triste, noite

Foto Shutterstock.com

 

Hormônios em pane

A psiquiatra Maria Cristina explica que isso acontece devido às alterações dos hormônios estrógeno e progesterona. Quando o primeiro está elevado, as mulheres ficam alegres e ativas, mas quando há queda desse hormônio, elas acabam cansadas e tristes. Essa variação constante as tornam mais suscetíveis ao transtorno depressivo.

 

Saiba mais:

Tristeza ou depressão?

5 rituais para espantar a tristeza

Bipolaridade: quando alegria e a tristeza são um excesso!

Consultoria Maria Cristina, psiquiatra; Elizandra Souza, psicanalista

Advertisement

Estilo de vida

Muito do que um adulto é, tem origem na infância. Ou seja, muito do que o cérebro se torna ao longo da vida, também teve origem quando criança. Entenda!

Estilo de vida

Devido a questões que vão do preconceito e machismo à carga hormonal, as mulheres têm duas vezes mais chances de desenvolver a depressão.

Estilo de vida

É comum vermos notícias que trazem determinado alimento como saudável e, um tempo depois, o julgam como prejudicial. Veja como manter seu cardápio em dia

Estilo de vida

Além de praticar exercícios lógicos e atividades físicas, manter a alimentação balanceada é importante para a saúde do cérebro

Estilo de vida

Sabia a boa alimentação é uma ótima ideia quando se trata de prevenir e amenizar as crises do reumatismo? Veja 5 alimentos que auxiliam nessa tarefa!

Estilo de vida

O reumatismo pode englobar inúmeras doenças, como lúpus, artrite e artrose. Cada uma apresenta características próprias e causam incômodos.

Estilo de vida

Por ser um procedimento complexo, o tratamento da depressão necessita de mudanças no estilo de vida. Veja algumas recomendações dos profissionais.

Estilo de vida

Vencer a depressão sem o apoio de outras pessoas é uma tarefa complicada. Nesse contexto, a família tem um papel fundamental durante o tratamento.