Connect with us

O que você está procurando?

O corpo durante verão se comporta de forma muito diferente. Descubra os efeitos no cérebro e, consequentemente, no resto do corpo. Prepare-se!
- O nosso corpo nos dias de verão sofre algumas mudanças. Foto: Divulgação

Descubra o que acontece com seu corpo nos dias de verão

O corpo durante verão se comporta de forma muito diferente. Descubra os efeitos no cérebro e, consequentemente, no resto do corpo. Prepare-se!

A estação mais gostosa do ano chegou! Época de tomar um Sol, nadar no mar ou na piscina, beber os mais diversos drinks, descansar na sombra de uma árvore. Mas, além desses momentos deliciosos, tem início o cuidado redobrado com a pele, cabelos e saúde, afinal, nosso corpo durante o verão, se comporta de forma muito diferente.

 

 

Seu corpo durante o verão

O comandante
O cérebro precisa, a qualquer custo, manter a temperatura do corpo em aproximadamente 36º C, mesmo com o Sol forte torrando a nossa pele. Para isso, ele envia ordens para todos os órgãos, preparando-os para a chegada do calor. Uma das técnicas utilizadas pelo sistema é o suor, que elimina o aquecimento excessivo, mantendo a ordem natural do organismo.

O trabalhador
Não é só por causa do Sol que você fica corada quando está se bronzeando, sabia? O nosso coração bombeia muito mais sangue para liberar o calor acumulado e equilibrar a temperatura do corpo. É por isso que ficamos com as bochechas e orelhas vermelhas, como se estivéssemos pegando fogo. O mesmo ocorre em momentos de constrangimento ou nervosismo.

verao-praia

Foto: Divulgação

 

A fresquinha
Já a pele, o nosso maior órgão, funciona como uma geladeira do corpo, liberando uma quantidade superior de suor para refrescar. Em compensação, com a elevada eliminação de líquido através dos poros, o ideal é que se beba bastante água, para, assim, compensar o que foi perdido e não prejudicar o funcionamento do organismo.

O sensível
Sabe aquela moleza que sentimos quando está muito calor? Aquela vontade de ficar deitado sem fazer nada? Um dos principais motivos dessa sensação é a digestão. Nos dias mais quentes esse processo torna-se mais lento, isso porque o estômago recebe menos energia, que é difundida para outras regiões do organismo que merecem maior atenção do cérebro graças ao aumento da temperatura. Então, pegue leve com comidas pesadas, você pode passar mal!

verao-descansar

Foto: Divulgação

 

Os econômicos
Como a eliminação de líquidos torna-se maior devido ao excesso de suor liberado pelos poros, os rins diminuem o ritmo de trabalho para evitar ainda mais a perda de água. Por isso que é sempre muito importante beber o máximo possível, para, assim, repor o que foi dissipado. Vai me dizer que você nunca percebeu que faz menos xixi durante o verão ou dias mais quentes? Bom, agora já sabe o motivo!

De bem com a vida
Já reparou como todo mundo fica mais feliz nos dias quentes? O sol estimula a produção de serotonina, uma substância do nosso sistema nervoso que dá uma sensação deliciosa de bem-estar. Agora tudo está mais claro sobre o porquê do verão ser a estação mais aguardada do ano.

verao-felicidade

Foto: Divulgação

 

Texto: Adriana Serrano/colaboradora Revisão: Carolina Guidio Cachoni

LEIA TAMBÉM

Advertisement

Estilo de vida

Perca até 12 quilos por mês e arrase na estação mais quente do ano! Conheça a dieta de verão com um cardápio seca-gordura

Moda & Beleza

Confira o que você não pode deixar de levar na hora de tomar sol à beira mar ou na piscina: 10 produtos que não podem faltar na bolsa de praia!

Moda & Beleza

Os dias mais quentes estão chegando com tudo e nada melhor do que escolher um óculos de sol que é perfeito para o seu tipo de rosto. Saiba mais!

Moda & Beleza

Para conquistar um cabelo de verão lindo é necessário preparar os fios com cuidados em casa e no salão antes de curtir a estação

Estilo de vida

A água de coco é mais do que uma moda entre as pessoas que vão à praia, ela pode ser a solução para muitos problemas de saúde. Confira!

Mundo místico

O arqueólogo e antropólogo John Dominic Crossan afirma que a crucificação de Jesus Cristo é tão certa quanto um fato histórico pode ser.

Mundo místico

A afinidade entre Medicina e religião ocorre desde o surgimento dos primeiros documentos históricos. Não à toa, os primeiros médicos foram sacerdotes, curandeiros e xamãs.

Mundo místico

Tido como o nascimento do menino Jesus, o Natal é uma das festas cristãs de maior relevância, comemorado todos os anos no dia 25 de dezembro.