Higiene íntima: tudo o que você precisa saber sobre esse cuidado

Higiene íntima: tudo o que você precisa saber sobre esse cuidado  

Por que usar um sabonete apropriado para a higiene íntima?

O pH normal da pele é ácido e varia entre 4,0 e 5,5, de acordo com a região do corpo. Esse pH ácido funciona como uma “capa” e protege a pele da proliferação de bactérias. Mas o pH ácido pode se desequilibrar por vários fatores, entre eles, o uso constante de sabonetes com pH alcalino (o contrário do ácido) e outros produtos. Vale lembrar que a pele da região íntima é naturalmente mais delicada, e também mais suscetível a vários agentes externos. Por isso, os sabonetes para uso íntimo em geral são líquidos e especialmente formulados para não agredir a pele e mucosas da região genital.

Qual o produto adequado?

Prefira sabonetes íntimos que produzam pouca espuma, para que limpem a pele suavemente sem remover sua camada protetora; que não contenham substâncias anti-sépticas (triclosan, clorexidina), que matam os germes bons (naturais) da pele e recomendados por seu ginecologista. Ele é o profissional mais indicado para lhe ajudar a cuidar de sua intimidade.

Nota importante

O uso dos sabonetes íntimos deve se restringir à higiene da parte externa da região genital e não deve ser utilizado para duchas vaginais (internas) e nem para tratar infecções ou inflamações genitais. Se você tiver algum problema como esse, sempre consulte seu médico!

Essas orientações servem para a maioria das mulheres. Entretanto, àquelas com alta sensibilidade ou antecedentes de quadros alérgicos devem seguir a orientação do seu ginecologista.

Outras dicas

* A higiene da região genital tem o objetivo de remover resíduos e o excesso de gordura.

* Se a pele ficar ressecada depois da depilação genital,  hidrate assim como as demais áreas do corpo (usar hidratante não oleoso, sem englobar a mucosa – parte interna – e a semimucosa – parte intermediária).

* Use roupas largas para dormir para aumentar a ventilação da região genital.

* Após o parto, é recomendado o uso de produtos com pH levemente ácido.

* Logo após o término das atividades físicas, é recomendado fazer a higiene da região genital para evitar que o suor irrite a pele dessa região.

Texto: Aline Mendes
Foto: Thinkstock/Getty Images

Mais lidas