Motivos para usar ladrilho hidráulico na sua casa

Avalie

O ladrilho hidráulico já foi muito utilizado no passado e hoje volta com tudo na decoração de interiores. Seus grafismos charmosos e diferentes trazem sofisticação e charme a qualquer ambiente. Eles são práticos, artesanais e ecologicamente corretos, isto é, sua produção não consome energia nem emite gases, evitando prejuízos ao meio ambiente.

Segundo a arquiteta Marina Dubal, do escritório DAD Arquitetura e Design, além da questão ecológica, o material tem tudo para virar tendência. “Além da questão ecológica, o material surgido ainda no Império Bizantino faz muito sucesso graças à beleza e ao colorido que traz aos projetos”, explica.

+ Veja também: como combinar pisos e paredes

piso de ladrilho hidráulico

Projeto de Marina Dubal. Foto: Henrique Queiroga

Vantagens do ladrilho hidráulico

Marina ainda explica que o ladrilho hidráulico é vantajoso por conta de sua durabilidade. “Produzidos artesanalmente, um a um, a partir de moldes metálicos e de uma mistura de matérias primas como o cimento, o ladrilho hidráulico é um revestimento durável e por isso aplicado tanto em área interna quanto externa”, afirma.

Foi a partir disso que o ladrilho também começou a ser utilizado nos pisos. “Esse revestimento cai bem em pisos de varandas, banheiros, espaços gourmet, ambientes externos e espaços mais rústicos”, pontua a arquiteta Ivana Seabra.

+ Veja também: como limpar piso de porcelanato

Cuidados na hora de utilizar o ladrilho

Ivana esclarece que é necessário tomar certos cuidados na hora de utilizar esse material no piso, para que a decoração não fique exagerada.

“Devemos ter cuidado na combinação das cores e no diálogo com os móveis inseridos no local. Cuidado para não pesar o ambiente e criar desarmonia com o contexto geral. Seguir orientações de um profissional é fundamental para ser assertivo na escolha das cores e formas aplicadas”, recomenda.

piso de ladrilho hidráulico

Projeto de Ivana Seabra. Foto: Célio Diniz

Como usar o ladrilho na decoração

Se você optar pelos ladrilhos no piso, a recomendação da arquiteta é que os móveis sejam neutros. “As cores estarão sobressaindo no piso, por isso, é ideal um mobiliário mais sóbrio. Móveis em madeira, por exemplo, caem muito bem nesse tipo de piso. O ideal é que uma parede seja escolhida para acompanhar ladrilho no piso. Assim, o ambiente parecerá mais amplo e as cores se sobressairão”, indica Ivana.

Já se o ambiente for pequeno, essa regra é ainda mais necessária. “Em ambientes menores, como varanda de quarto, essa combinação é muito bem-vinda, pois amplia o espaço dando a sensação de continuidade”, reforça a profissional.

Manutenção do piso

Não é necessário utilizar muitos produtos de limpeza e nem se esforçar demais para limpar os ladrilhos hidráulicos. “Deve-se limpar os ladrilhos com água e sabão neutro. Produtos ácidos estão proibidos. Para manter o brilho e beleza por mais tempo, pode-se aplicar cera a cada 15 dias”, afirma Ivana.

Mais lidas