Guia de etiqueta: como se comportar nas festas da empresa

Avalie

Confraternizar com os colegas de trabalho é sempre muito divertido e ainda serve para conhecermos um pouco mais as pessoas com quem convivemos todos os dias. Mas não é porque você está em um evento fora do ambiente de trabalho que vai enfiar o pé na jaca, não é mesmo?

Festas, churrascos e outros tipos de confraternização são momentos para descontrair, mas é sempre bom e prudente tomar alguns cuidados para não cometer nenhuma gafe. Assim, a Guia Astral fez um manual de etiqueta para você não errar nas festas da empresa e acabar pagando algum mico.

Anote e boa diversão!

 

festa

Foto: Thinkstock/ Getty Images

Cuidado com o visual

A primeira dica para não errar na hora de se vestir é ficar atenta ao tipo de evento. Informações como local e horário do evento são indispensáveis para acertar no look.

O tipo de festa também vai influenciar na escolha da roupa correta. Um aniversário na casa de um amigo é bem diferente de um churrasco em uma chácara, por exemplo.

As mulheres devem sempre tomar cuidado com três detalhes de suas roupas: cores, comprimento e decote. Prefira tons mais sóbrios e neutros e evite misturar cores muito chamativas.

E claro, esteja sempre atenta ao tamanho das saias, vestidos, shorts e decote. Não é nada legal passar uma imagem vulgar, não é mesmo?

Evite exageros

Quando falamos em evitar excessos, a maioria das pessoas pensa no “beber demais”. Este é, sim, um grande problema em uma festa com pessoas da sua empresa, mas não é o único. Além de ser expressamente proibido tomar um porre, é preciso ter bom senso também com outros exageros: não se deve comer demais, falar muito alto, soltar palavrões e nem usar muitas gírias… Tudo isso entra na conta do “passar do ponto”. Portanto fique atenta para não estragar a reputação que construiu durante o tempo de empresa em apenas algumas horas de festa, ok?!

Hora de relaxar!

Apesar dos cuidados que você sempre deve tomar, não se esqueça que este é um momento de descontração e diversão. Portanto, nada de ficar falando só de assuntos de trabalho.

Este é também um momento para conversar e descobrir um pouco mais sobre seus colegas de trabalho: fale sobre hobbies, música, diversão, cinema e até sobre sua família. E evite, é claro, assuntos íntimos demais ou aqueles que possam gerar polêmica como religião, política e futebol.

Cuidado com as fotos

Tudo bem querer registrar esse momento com algumas fotos, mas não é necessário registrar cada passo das pessoas, não é mesmo? Seja discreto e fotografe os momentos mais importantes do evento. Além disso, jamais saia tirando fotos de todos sem saber se eles permitem.

Há pessoas que não gostam de serem fotografadas e podem se aborrecer com isso. Cuidado também ao postar as imagens em seu perfil no Facebook e marcar as pessoas na imagem. Certifique-se de que ninguém se chateará com essa atitude. Se tiver dúvidas, não poste.

 Os convidados

Antes de levar um convidado, pergunte se é permitido levar um acompanhante e quantos. Não convide sua turma de amigos para ir a uma festa da sua empresa. Não é porque é uma festa que a entrada é liberada.

Atenção aos horários

Chegar muito atrasado ao evento, além de ser um mico, é muito deselegante. Ser o último da turma a ir embora também não é nada legal. Esteja sempre atento aos horários que foram combinados e não perca a hora de ir embora, hein?!

 

 

 

 

 

Mais lidas