Zumba: detone várias calorias dançando e se divertindo

A zumba é um ritmo que vem ganhando espaço nas academias brasileiras, por conta da forma divertida que auxilia na perda de peso

mulheres dançando
Emagreça com um leque de ritmos Foto istock.com/getty images

O que você acha de perder alguns quilinhos extras dançando? Gostou da ideia? Então, você precisa aderir à zumba. Esse ritmo internacional foi criado pelo colombiano Beto Perez. “Ele foi coreógrafo da Shakira e revolucionou o mercado do fitness ao realizar seu sonho de criar uma aula na qual todos pudessem acompanhar os passos”, diz a professora de zumba Cristiane Pereira. A base da modalidade é latina e, durante as aulas, os alunos têm a oportunidade de dançar ritmos como salsa, merengue, cumbia e reggaegaton. Não é necessário ter um parceiro, pois os passos são criados para serem dançados individualmente.

 

aula de zumba

A zumba tem ganhado muito espaço nas academias brasileiras. FOTO istock.com/getty images

Novidade no país

Cristiane é uma das professoras certificadas no Brasil para dar aulas de zumba. Ela conheceu a dança enquanto morava no México e trabalhava em um resort. “Fiz o treinamento com uma instrutora mexicana e, em seguida, morei na República Dominicana, onde fortaleci ainda mais a minha experiência com os ritmos latinos. A zumba permite que o professor crie suas próprias coreografias, escolha suas próprias músicas e tenha liberdade de selecionar o que é melhor para os seus alunos”, afirma a profissional. Apesar de ser nova por aqui, essa dança já está representada em 125 países, incluindo os Estados Unidos, onde fica o escritório e a sede da zumba. Cerca de 12 milhões de pessoas praticam essa modalidade toda semana.

Corpo e mente

A professora explica que a aula concentra um trabalho forte de pernas e abdômen e as rotinas de exercício incluem intervalos de sessões de treinamento, combinando ritmos rápidos e lentos e com atividades de resistência. “Essa técnica alia exercício aeróbico e anaeróbico, sendo bastante eficiente para esculpir o corpo enquanto queima calorias”, conta. E se você nunca dançou, não se preocupe! “O sucesso da zumba acontece porque a aula é muito fácil. É só chegar, dançar e se divertir. Não tem nenhuma contraindicação e cada um faz a aula de acordo com o seu limite”, revela Cristiane.

Normalmente, a dança é oferecida nas academias de musculação e já estão inclusas no preço da ginástica. Apesar de ser indicada para todos os públicos, lembre-se de fazer exames regularmente e só continuar a prática se todos os resultados estiverem normais.

 

aula de zumba

Muitas vezes as coreografias são pensadas visando aumentar a perda de calorias. FOTO: istock.com/getty images

Benefícios

  • Cada aula faz o aluno perder de 600 a 700 calorias, sem contar a diversão
  • O exercício aeróbico aumenta a eficiência cardiorrespiratória, melhora a circulação, reduz o colesterol, eleva o metabolismo e queima gordura
  • Além disso, há o estímulo muscular, que melhora a postura, a força, aumenta a massa magra e reforça a densidade óssea

Faça em casa

Para aderir à zumba, você só precisa de uma roupa confortável, um par de tênis, para dar sustentação e equilíbrio aos movimentos, uma seleção de músicas bem animadas e, é claro, muita disposição! Então, afaste os móveis da sala e arrase nos movimentos para tonificar e moldar suas curvas! “Como é um ritmo derivado de músicas latinas, o gasto de calorias é alto, e as aulas são com muita intensidade”, pontua o educador físico Thiago Martinez.

Texto Redação Alto Astral | Consultoria Cristiane Pereira, professora de zumba; Thiago Martinez,  educador físico

 

Leia também: