Versão beta do WhatsApp permite visualizar vídeos antes do download

O famoso aplicativo de mensagens não para de receber atualizações: saiba mais sobre a novidade inclusa na versão beta do WhatsApp!

mulher-segurando-celular-smarpthone-aplicativo-whatsapp
Foto: Shutterstock

O aplicativo de mensagens mais usado no mundo todo não para de receber atualizações e disponibilizá-las para seus usuários. Dessa vez, o WhatsApp traz a novidade de permitir a visualização de vídeos recebido antes de realizar o download das mídias. O recurso foi anunciado na última quarta feira (23). Confira abaixo mais informações sobre a novidade:

mulher-segurando-celular-smarpthone-aplicativo-whatsapp

Foto: Shutterstock

Como funciona o recurso?

O app agora conta com a ferramenta de streaming, semelhante ao YouTube. Ao receber um vídeo, não será mais necessário realizar o download para conferir seu conteúdo. Ou seja, é possível iniciar o streaming do vídeo enquanto o conteúdo é baixado no app.

Por que a mudança?

O download de vídeos para a visualização era uma reclamação antiga dos usuários do app, que não gostavam de gastar seus planos de dados baixando arquivos que, em algumas ocasiões, não lhe interessavam. A empresa modificou porque, dessa forma, não é necessário esperar o tempo de download do arquivo para só depois conferir o conteúdo dele.

Está disponível para todos os aparelhos?

Por enquanto, apenas dispositivos com sistema Android de alguns países receberam a novidade na atualização, que está em versão beta. Segundo a empresa, a ferramenta deve chegar a todas as plataformas nos próximos dias.

Novidades recentes do WhatsApp

Esse novo recurso faz parte de uma série de atualizações que o aplicativo vem recebendo de seus desenvolvedores. Recentemente, o WhatsApp recebeu a ferramenta de chamadas de vídeo e a possibilidade do envio, recebimento e produção de GIFs.

Questionamento

O novo recurso despertou uma questão interessante sobre o armazenamento de dados do aplicativo: para assistir conteúdos em streaming, o vídeo precisa ficar armazenado em algum servidor. Dessa forma, o WhatsApp teria acesso à todos os vídeos enviados e recebidos pelos usuários?

A pergunta põe em cheque o que a empresa defende sobre não guardar mensagens de usuários da plataforma. Desse modo, propõe-se que, após ver o vídeo, o conteúdo é apagado dos servidores e acomodado apenas localmente.

LEIA TAMBÉM