WhatsApp traz novo recurso similar ao Snapchat e Instagram Stories: entenda

O WhatsApp criou a aba de "status" que permite o envio de fotos e vídeos (como o SnapChat) para os seus contatos. Também fez melhorias na câmera. Confira!

mao-segurando-celular-smartphone-aplicativos-whatsapp
Por Louise Demetrio - 20/02/2017

Foto: iStock

O WhatsApp não para de trazer novidades! De acordo com o UOL Tecnologia, a partir desta segunda (20.02), os usuários poderão compartilhar “status” no aplicativo que desaparecerão em 24 horas. O “status” (similar como o Minha História, do Snapchat ou o Stories, do Instagram) começará a funcionar primeiramente na Holanda e na França, mas aos poucos usuários de todo o mundo poderão ter acesso.

A atualização permite que o usuário poste vídeos de até 45 segundos, GIFS animados, fotos, time lapses, entre outras funções. Todo esse conteúdo ficará disponível para os seus contatos, nessa nova aba que será criada.

mao-segurando-celular-smartphone-aplicativo-whatsapp

Foto: Shutterstock.com

Randall Sarafa, desenvolvedor de produtos do WhatsApp, disse para o UOL que a empresa pretende incluir no WhatsApp todas as funcionalidades que as pessoas gostam de compartilhar como vídeos, fotos pelo aplicativo e outras coisas que os usuários já estão acostumados a fazer. No entanto, ele afirma que por enquanto não terão mensagens que desaparecem após serem vistas (se referindo ao Snapchat).

Como muitas pessoas na sua lista de contatos podem fazer parte de contatos profissionais, o aplicativo deixará que você escolha para quem o status será visível ou não. Também será possível saber quem viu seu status, com o movimento de “puxar” a tela para cima. Outro aspecto novo da atualização, é que ao ver o status de alguém, você pode interagir comentando em alguma foto ou vídeo. Dessa forma, você é direcionado à conversa com aquele contato, e uma miniatura da imagem aparece.

Vale lembrar que todo status desaparecerá em 24 horas, mas a miniatura pode continuar no chat da sua conversa.

Novidades na câmera do aplicativo

golpe do whatsapp

Foto: Divulgação

Se antes era preciso entrar em uma conversa para selecionar o botão da câmera, agora o app fez melhorias e traz mais uma novidade para facilitar, desta vez, o acesso à câmera. Essa ficará agora na tela principal como o primeiro ícone, no lugar em que temos “chamadas”, “conversas” e “contatos”.  Também será possível fazer desenhos e aplicar emojis nas imagens. Outra boa inovação será a possibilidade de ver vídeos, sem ter de esperar o download terminar de baixar.

Segundo a empresa, são 1,2 bilhão de usuários ativos por mês que enviam mais de 50 bilhões de mensagens por dia. São cerca de 3,3 bilhões de fotos, 760 milhões de vídeos, e 80 milhões de GIFs diariamente. A empresa também afirmou que a quantidade de fotos compartilhadas duplicou em apenas um ano, enquanto o envio de vídeos triplicou.

LEIA TAMBÉM: