WhatsApp: como reduzir os downloads para economizar no plano de dados

O Whatsapp pode estar diminuindo o espaço da memória interna do seu celular, e consumindo mais da sua franquia de internet. Saiba como alterar isso!

WhatsApp: reduza downloads para economizar no plano de dados
Foto: divulgação/Oficinadanet

O WhatsApp é um aplicativo que permite a troca de downloads facilmente, porém estes arquivos que recebemos e enviamos ao longo do dia podem acabar com a memória dos nossos aparelhos.

Muitas pessoas têm o hábito de culpar o aplicativo, mas o WhatsApp é considerado um aplicativo leve, já que consome menos de 34 Mb. O problema está na quantidade de imagens que trocamos, além de áudios e outros tipos de mídia. Sempre que recebemos uma mensagem, imagem ou áudio, os arquivos são muitas vezes são baixados automaticamente e vão acumulando no celular.

A memória interna ficará cada vez mais reduzida e ainda, há o problema de quem pretende economizar no plano de dados, já que essas mídias consomem mais do que o seu pacote de internet.

Para que o aplicativo não gere problemas maiores, basta controlar a quantidade de downloads. Veja como mudar as configurações de seu aparelho e escolher qual conteúdo deseja baixar, ao invés de receber temas e mídias que não deseja visualizar ou ter no seu aparelho:

1. Em aparelhos Android, no topo à direita do aplicativo, clique nos três pontinhos e vá até a aba “Configurações”. No IOS, é o quarto ícone da barra inferior, chamado “Ajustes”. 

WhatsApp: reduza downloads para economizar no plano de dados

Versão iOS e versão Android.                                                                          Foto: reprodução

2. Escolha o tópico “Uso de dados” ou “Uso de dados e armazenamento”.

WhatsApp: reduza downloads para economizar no plano de dados

                      Versão iOS e versão Android.                                                   Foto: reprodução

 

3. Neste tópico você seleciona a forma de controle que deseja ter sobre os downloads, por tipo de conexão (rede de dados, Wi-fi e roaming) e assim pode poupar seu plano de dados.  

WhatsApp: reduza downloads para economizar no plano de dados

Versão iOS e versão Android.                                                                                              Foto: reprodução

4. Agora você também pode optar por não baixar automaticamente, ou abrir exceções para alguns tipos de mídias (imagens, áudios, vídeos e/ou documentos). 

WhatsApp: reduza downloads para economizar no plano de dados

Versão iOS e versão Android.                                                                                               Foto: reprodução

 

Seguindo os passos mostrados acima, a memória interna do seu aparelho não ficará tão sobrecarregada, já que o download de mídias não será mais automático. Você poderá agora escolher o que deseja baixar ou não.

Para otimizar de forma ainda mais eficaz a memória do celular, é indicado limpar os arquivos que estavam armazenados para liberar mais espaço interno.

LEIA TAMBÉM