Tem vontade de investir em franja? Saiba qual é a melhor para você!

As franjinhas nunca saem de moda e podem sempre ser adaptadas para diferentes estilos de fios e rosto. Saiba qual é a sua cara!

Por Yara Lombardi - 11/04/2017

Elas podem variar o comprimento, o corte e o estilo, mas uma coisa é fato: as franjas dão um charme todo especial ao visual feminino. Para quem deseja repaginar o look, mas morre de medo de encarar a tesoura e radicalizar, a melhor opção é investir em uma franja mais longa e sensual.

Mulher com cabelos compridos e franja longa lateral

Foto: Shutterstock.com

No auge

As franjas ficaram sumidas por um tempo. Mas elas voltaram com tudo e prometem fazer a cabeça de muitas mulheres neste ano! O hairstylist Sylvio Rezende, do salão Tony Cabeleireiro, de São Paulo (SP), revela que a tendência para as franjas são as geométricas, cortadas em degradê na altura dos olhos ou do nariz, garantindo leveza e movimento ao visual. Mas o profissional adverte: “Esse tipo de franja pode não cair bem em todos os formatos de rosto. Quem tem a testa curta, por exemplo, pode ficar com o look comprometido. Por isso, procure um cabeleireiro de confiança para que ele indique o modelo que mais combina com o seu estilo”. Outro tipo de franja que está sendo muito pedido nos salões de beleza são aquelas mais compridas, cortadas em diagonal para serem usadas de lado. Prática e versátil, essa franja permite que você brinque com o look, transformando-se em uma nova mulher a cada visual!

Franja, eu quero!

Para não errar na escolha da franja, você precisa combiná-la com o seu formato de rosto. Para ajudá-la nesta missão, Sylvio Rezende dá algumas dicas e, de quebra, fala tudo sobre como manter sua franja impecável.

Mulher de cabelo curto loiro com franja lateral

Foto: Shutterstock.com

Rosto redondo: mulheres que possuem esse formato devem optar por franjas levemente quadradas, pois definem melhor esse estilo de rosto. As chamadas “franjas falsas” estão proibidas.
Rosto quadrado: esse formato pede franjas mais compridas e volumosas, já que evidenciam seu rosto. Prefira usar a franja jogada para o lado, na diagonal.
Rosto oval: franjas na altura do nariz e da boca são as mais indicadas para esse formato. Além disso, elas ficam um charme se usadas de lado. “Evite cortar franja na altura da testa”, adverte o profissional. ✤ Rosto triangular: para esse formato, o recomendado é usar franjas compridas e desfiadas, de preferência, cortadas em degradê, para dar leveza ao look. Fique longe de franjas retas e pesadas. Elas podem deixar seu visual carregado.

Dica do hairstylist
– Na hora da festa, use pomada para modelar a franja, deixando-a mais charmosa e ousada.
– Para dar volume, aplique mousse e seque com o secador para encorpá-la.
– “Franja usada na lateral oferece um ar mais romântico e delicado ao look”, comenta o profissional.

Mulher ruiva com franja reta

Foto: iStock.com/Getty Images

Manutenção

Para a manuntenção, Sylvio recomenda que as franjas curtas sejam aparadas a cada 15 ou 20 dias, pois perdem o formato rapidamente quando começam a crescer. Já as franjas na altura do nariz, podem ser cortadas a cada 20 dias ou um pouco mais, dependendo do crescimento dos fios de cada pessoa. As franjas longas pedem uma manuntenção mais demorada, a cada 30 dias ou quando sentir que elas perderam o formato.

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Sylvio Rezende, hairstylist do salão Tony Cabeleireiro, de São Paulo (SP),(0xx11) 2976-7932 

LEIA TAMBÉM