Você sabe o que é gênero neutro?

Também chamado de terceiro sexo, o gênero neutro representa a identificação de quem não se reconhece como masculino ou feminino

neutro
Por Natalia Negretti - 25/11/2016

Foto: : Shutterstock Images

Esqueça o modelo binário, composto por masculino e feminino. O gênero neutro representa, ao mesmo tempo, uma quebra e uma intersecção entre os dois tipos. Ou, mais especificamente, é a definição para quem não se identifica em nenhum dos dois gêneros normativos.

Gênero neutro?

O debate sobre o assunto, cada vez mais, começa a sair da esfera do ativismo e começa a se amplificar. Um dos colégios mais tradicionais e terceiro mais antigo do Brasil, o D. Pedro II, no Rio de Janeiro (RJ), tratou sobre o tema durante a aula magna de 2016. Coletivos e grupos de discussão, principalmente os referentes às causas feministas e LGBT, espalhados pelo país também procuram abordar a questão e levar à comunidade essa nova visão.

neutro

Foto: : Shutterstock Images

David Bowie

Um dos precursores no debate sobre a questão de gênero foi David Bowie. Falecido no início de 2016, o cantor sempre foi considerado um dos grandes combatentes dos padrões de gênero vistos como “normais” pela sociedade. Durante toda a sua carreira, o multiartista não teve medo de bater de frente com a normalidade e, frequentemente, apresentava-se com vestidos, saltos e maquiagens. Além disso, suas músicas eram carregadas de ambiguidades e com um forte apelo sexual. O disco The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars, de 1972, por exemplo, conta a história de um alienígena bissexual e de visual transgênero. Seguir padrões nunca foi o forte do gênio Bowie.

 

LEIA TAMBÉM

 

Texto: Augusto Biason/colaborador