Qual o papel da vitamina C no sistema imunológico?

Para quem pensa que só vitamina C basta, está enganado. O consumo de outros nutrientes também é fundamental para a imunidade.

Garrafa de mel, limão, alho
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A vitamina C é conhecida pelo fato de reforçar o sistema imunológico. Ela ajuda na prevenção de gripes e resfriados. Porém, o consumo de outros nutrientes também pode colaborar para essa proteção, pois sozinha ela não dá conta de toda manutenção da imunidade.

Sucos variados, v·rios sabores, copos, frutas cÌtricas, vitaminas

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Só a vitamina C basta?

Como já foi dito, sozinha ela não protege o organismo como um todo. Para isso é necessário manter uma dieta equilibrada e rica em todos os nutrientes essenciais para a saúde. “O que se sabe é que a vitamina C tem papel importante no sistema imunológico, entretanto, não é o único nutriente fundamental. Então, pra quem tem uma deficiência de vitamina C o aumento do consumo vai fazer diferença, quem já está em equilíbrio com este nutriente, não vai perceber efeitos benéficos”, explica a nutricionista Barbara Rescalli Sanches.

Alimentação variada

“Devemos consumir sim vitamina C para o bom funcionamento imunológico, mas não só isso, devemos ingerir zinco, cálcio, magnésio, cobre, vitaminas do complexo B, vitamina A, D e E, ou seja, uma alimentação variada rica em frutas, verduras, legumes, cereais integrais, grãos, óleos de boa qualidade (azeite de oliva extravirgem, linhaça, peixes) e castanhas (castanha de caju, castanha-do-pará, nozes, avelãs, entre outras)”, ressalta Barbara.

Garrafa de mel, limão, alho

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Alimentos poderosos

Quando o assunto é manter a imunidade em alta, alguns alimentos se sobressaem. Por exemplo, alho, mel, gengibre, brócolis e melancia. “A melhor maneira de garantir saúde é pela prevenção. Então, procure manter uma alimentação equilibrada, diversificada, bem colorida, com prevalência de alimentos in natura em detrimento de alimentos industrializados,” finaliza a nutricionista.

alimentos variados

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Onde encontrar?

A laranja é a fonte mais conhecida dessa vitamina, mas muitos outros alimentos contêm o nutriente e até são mais ricos, como
a acerola. Confira alguns:

  • Acerola;
  • Abacaxi;
  • Repolho;
  • Espinafre;
  • Caju;
  • Banana.

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Consultoria: Barbara Rescalli Sanches, nutricionista