11 maneiras incríveis de usar o vinagre na limpeza de sua casa

Saiba como utilizar o produto para desengordurar, lustrar e limpar objetos

vinagre na limpeza
Foto: Reprodução

Você sabia que utilizar o vinagre na limpeza de sua casa pode fazer verdadeiros milagres? Principalmente na hora de tirar a gordura e o mau cheiro, lustrar aparelhos e limpar superfícies. Pensando nisso, nós separamos uma lista com onze formas diferentes de utilizar o produto na hora em que estiver colocando tudo em ordem e realizando a faxina dos ambientes.

Para quem não sabe, o vinagre é uma opção muito mais ecológica do que os itens de limpeza tradicionais, que possuem substâncias agressivas e tóxicas, tanto para o meio ambiente quanto para a nossa pele, por exemplo. Fora que também é uma excelente alternativa (bastante versátil) para aqueles que quiserem economizar nas compras de mercado.

Como utilizar o vinagre na limpeza

Panelas

Um truque é utilizar vinagre na limpeza das panelas. O primeiro passo é separar especialmente aquelas que estão bem engorduradas e com alimentos grudados ao fundo. Feito isso, coloque-as no fogo com água e 4 colheres de vinagre. Espere ferver. Depois que esfriar lave de novo e o serviço estará feito.

Remoção de gordura

A dica serve tanto para desengordurar azulejos como para limpar o fogão. Antes de mais nada, utilize um papel para retirar aquela camada mais grossa de gordura da superfície em que estiver limpando. Após essa etapa, passe um pouco de vinagre por toda a área e deixe agir por cerca de 15 minutos. Depois disso, é só esfregar a região com sabão neutro.

Polir prata, cobre ou bronze

Muitas pessoas não sabem, mas o vinagre é ideal para a limpeza de objetos de prata, cobre ou bronze, principalmente aqueles que estão opacos e precisam reavivar o brilho. Para isso, basta aplicar uma solução composta de: 1 colher (chá) de sal, 1 xícara de vinagre e um pouco de farinha de trigo para formar uma pasta. Aplique nos metais e espere cerca de 15 minutos. Enxague e depois esfregue com um pano macio.

Vidros e janelas

Em um spray borrifador, misture uma solução de vinagre e água em partes iguais. Espirre o líquido por toda a área que deseja realizar a limpeza e retire a sujeira utilizando um pano (dê preferência para aqueles que não soltam fiapos).

Piso de madeira

Misture 1 copo de vinagre, 1 copo de água e 1 copo de álcool e borrife por todo o chão de madeira. Após feita a solução, utilize um pano de chão úmido em um rodo para espalhar o produto por toda a área do piso. Depois de seco, você pode dar ainda mais brilho à madeira esfregando uma flanela.

Máquina de lavar

Para conservar a máquina de lavar, o ideal é sempre realizar sua higienização após a lavagem das roupas, afinal, estas deixam resíduos no interior do eletrodoméstico. Para isso, programe um ciclo completo com a água no nível máximo misturado com cerca de 200 ml de vinagre.

Para limpar piso

Para limpar o piso comum basta misturar 1 xícara de chá de vinagre em um balde com água. Preparada a solução, basta aplicar sobre a superfície normalmente e esperar secar. Observação: o mau cheiro do vinagre logo sumirá, não precisa se preocupar.

Aparelhos eletrônicos

Sabe aqueles aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos que estão bem amarelados. Você pode utilizar o vinagre na limpeza deles para deixá-los com aspecto de novo. Para criar o efeito, é fácil: basta passar um pano embebecido com vinagre sobre suas superfícies.

Tecidos

Uma boa dica para limpar sofás, almofadas, cortinas e cobertores é borrifar sobre eles uma solução de 1 litro de água, meio copo de vinagre branco, 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio, meio copo de álcool e 1 colher de sopa de amaciante.

Ralos

Para realizar a limpeza dos ralos com o produto, misture 1/4 de xícara de chá de bicarbonato de sódio e meia xícara de chá de vinagre branco. Feito isso, aplique a solução no ralo e cubra-o, deixando agir por alguns minutos. Após esta etapa, enxague o interior utilizando água quente.

Mau cheiro

Para eliminar de uma vez por todas qualquer mau cheiro que encontre na sua casa, especialmente daqueles lugares que permanecem fechados por muito tempo, coloque uma vasilha de vinagre aberta durante a noite no ambiente e espere até o dia seguinte.

Leia também: