Vinagre combate problemas digestivos

O vinagre é muito usado como tempero para saladas e, além do sabor marcante, apresenta propriedades que atuam contra problemas digestivos.

Problemas digestivos são amenizados com o consumo de vinagre
FOTO: iStock.com/Getty Images

O vinagre tem propriedades estimulantes graças ao ácido acético, que favorece a secreção de suco gástrico no estômago, beneficiando o processo de digestão dos alimentos.

Esse elemento atua inibindo enzimas digestivas que agem na digestão dos carboidratos, modificando a forma de absorção dos nutrientes.

 

Vinagre de maçã ajuda a tratar problemas digestivos

FOTO: Shutterstock Images

Vinagre é remédio caseiro

Apesar de não ser indicado para casos de inflamações no estômago, o vinagre é capaz de amenizar o refluxo gastroesofágico, caracterizado por uma inflamação causada pelo retorno de ácido hidroclórico do estômago para o esôfago.

Tome 1 colher (sopa) do ingredientes diluído em 1 copo de água para evitar o problema substituindo os antiácidos de farmácia por uma solução mais natural.

 

SAIBA MAIS:

Hortelã melhora digestão e combate inflamações

6 motivos para acrescentar louro na alimentação

Conheça os principais benefícios da semente de chia

 

Estímulo a mais

Pelo nível de acidez do alimento (o pH) ser muito próximo ao do suco gástrico, o vinagre acelera o processo digestivo. Porém, a quantidade ingerida não deve ser grande, já que em excesso pode gerar uma alteração na digestão dos alimentos e causar mal-estar, azia, gastrites e até úlceras.

“Não existe uma quantidade certa para se obter os benefícios do vinagre, mas considero que 1 colher (sopa) no almoço e outra no jantar já são suficientes”, orienta a nutricionista Talitta Maciel. Devido ao estímulo estomacal, o vinagre deve ser evitado por pessoas com problemas gástricos como gastrites e úlceras.

 

Texto: Fer Vasconcelos/Colaboradora

Consultoria: Talitta Maciel, nutricionista