Connect with us

O que você está procurando?

Quer aprender um novo idioma, mas tem dificuldades? Veja como aprender uma língua de maneira simples e prática e aumente seus conhecimentos
- Foto: Shuttersotck Images

Veja 5 dicas para aprender um novo idioma

Quer aprender um novo idioma, mas tem dificuldades? Veja como aprender uma língua de maneira simples e prática e aumente seus conhecimentos

Você sabia que aprender um novo idioma é capaz de melhorar as habilidades cognitivas e a saúde do cérebro? Além dos inúmeros benefícios já conhecidos (conseguir um emprego, comunicar-se com estrangeiros, ampliar seus conhecimentos, entre outros), falar mais de uma língua pode mexer positivamente na sua concentração, no seu raciocínio e na memória. Entenda como esse processo acontece e veja no nosso vídeo como aprender uma nova língua de maneira simples e prática.

Muitas conexões

Qualquer novo aprendizado é sempre um ótimo exercício para cérebro, e aprender um segundo (ou terceiro, ou quarto…) idioma não é diferente. “O fato de estudar um novo idioma desenvolve o aumento da atenção e capacidade de realizar diversas tarefas – no caso, manter duas línguas ativadas – em exercício”, explica o neurologista André Gustavo Lima.

Por conta das rápidas associações que devem ser feitas para a compreensão e a expressão do novo idioma, “o cérebro bilíngue é sempre desafiado em reconhecer, dar significados, comunicar em diferentes sistemas de linguagem e utilizar o sistema mais adequado para as diferentes situações”, ressalta a diretora pedagógica e especialista em bilinguismo Geiry Amaral. Essas atividades fazem com que o cérebro seja constantemente exercitado, gerando maior poder de decisão e mais criatividade.

Além disso, com o avanço da idade, nosso cérebro tende a envelhecer e a perder capacidade cognitivas. “A aprendizagem de um ou mais idiomas pode contribuir para desacelerar esse envelhecimento e desenvolver mais atenção”, salienta André. Outro ponto destacado pelo especialista é o exercício que se faz com essa aprendizagem, aumentando a capacidade de memorização do cérebro.

Sem idade para começar

Não existe uma idade certa para aprender novas línguas, e cada pessoa se adapta diferentemente aos mais diversos métodos de ensino de um segundo idioma. No entanto, os especialistas consultados reforçam que, quanto mais cedo uma criança começa a aprender uma nova língua, melhor seu aprendizado.

LEIA TAMBÉM

CONSULTORIAS André Gustavo Lima, neurologista especialista na prevenção do AVC, membro da Academia Brasileira de Neurologia; Geiry Amaral, diretora pedagógica da escola de inglês You Learning Center e especialista em bilinguismo

Advertisement

Receitas

O almoço do fim de semana vai ser ainda mais especial com este gratinado de peixe com brócolis! Uma receita saborosa e fácil! Veja os ingredientes:

Receitas

Aprenda a preparar este cupcake recheado com creme de limão! Ele fica pronto em 1 hora e você pode fazê-lo para sobremesa ou ainda para vender!

Receitas

Aprenda esta receita de batata rústica com um passo a passo em vídeo bem explicadinho para você preparar em casa e não errar!

Receitas

Aprenda agora mesmo esta receita de salame de churros com um passo a passo em vídeo completinho para não ter erro na hora do preparo! Todos vão adorar!

Vídeos

As mulheres estão em busca do espaço que é seu por direito e têm disputado seu lugar de igual para igual. Conheça 6 mulheres que fizeram história!

Vídeos

Confira um vídeo com 5 modelos de bolsas ideais para usar em diferentes ocasiões como trabalho, viagens, compras, eventos e muitas outras!

Receitas

Que tal apostar em uma receita simples, rápida e cheia de sabor? Este bife rolê com Catupiry® é tão saboroso e fácil de fazer que vai te surpreender! Veja:

Receitas

O frango grelhado com pimenta e tomate é uma receita simples, deliciosa e que fica proto em apenas 20 minutos! Não deixe de aprender!