Confira 7 dicas para seu dinheiro render mais

Não consegue ter controle sobre sua renda mensal e gastar consigo mesma? Veja 7 passos para fazer seu dinheiro render mais e passar o mês tranquila

None
destaque-dinheiro-moedas

por Redação Alto Astral
Publicado em 10/03/2017 às 10:39
Atualizado às 10:39

Fazer o seu salário chegar até o fim do mês para conseguir fazer atividades relacionadas ao próprio lazer não é uma missão fácil, mas não quer dizer que seja impossível. Com um pouco de organização e autocontrole, você pode pagar as contas e ainda ficar com um saldo positivo. Veja no vídeo abaixo 7 dicas para fazer seu dinheiro render mais e você sair do vermelho!

Estou sem dinheiro, e agora?

O ano de 2017 começou com um saldo não tão positivo: 58,3 milhões brasileiros estavam negativados no último mês do ano anterior, segundo estimativas do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). O dado mostra que um em cada três consumidores terminou 2016 com o nome no cadastro de inadimplentes.

A realidade de muitos brasileiros se deve, principalmente, à crescente taxa de desemprego e à alta inflação, que em 2016 fechou bem próxima do teto estipulado pelo governo. Isso obrigou as pessoas a reorganizarem seus orçamentos para quitarem suas dívidas.

Para a consultora financeira Viviane Ferreira, o primeiro passo é encarar a realidade e  simplificar a vida e os gastos mensais. “Dessa maneira você poderá juntar mensalmente um valor para poder quitar as dívidas já feitas”, assegura. Em alguns casos, isso pode levar alguns meses, mas com disciplina é possível reverter a situação.

Com essa sobra maior dos ganhos, as possibilidade de sanar o saldo devedor ficam maiores. “A principal maneira é tentar negociar. Às vezes, não se consegue pagar R$ 1000 para o banco, mas é possível pagar R$ 600, por exemplo. Então, deve-se ir em busca de um acordo, uma negociação”, indica o consultor financeiro Fábio Henrique. Uma estratégia conhecida é a de alongar a dívida. Por exemplo, se o déficit é referente a 20 parcelas, tenta-se estender para 60 meses, diminuindo o valor mensal.

Texto e entrevista: Augusto Biason/Colaborador – Edição: Giovane Rocha/Colaborador

Consultoria: Fábio Henrique, consultor financeiro; Viviane Ferreira, consultora financeira

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.