Vídeo: dicas para incentivar a leitura dos filhos

Muitos pais se questionam sobre como incentivar a leitura dos seus filhos. Veja dicas para o controle da atividade e apresente a eles o mundo dos livros.

crianças praticando a leitura em um quarto lúdico com chapéus diferenciados leitura dos filhos
Foto: Shutterstock Images

Segundo dados de uma pesquisa de 2016, encomendada pelo Ibope para o Instituto Pró-Livro (IPL), com o apoio da Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares (Abrelivros), Câmara Brasileira do Livro (CBL) e Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel), o número de leitores no Brasil cresceu de 50% – dado de 2011 – para 56% da população. Mesmo assim, muitos brasileiros ainda percebem dificuldades na leitura, sejam elas por problemas de visão ou eficácia ao ler. Para estimular a leitura dos filhos, preparamos um vídeo com dicas que auxiliarão a relação entre pais e filhos em relação essa atividade. Veja!

Após o vídeo, acompanhe a lista com os benefícios obtidos com algumas horinhas no universo dos livros:

Benefícios da leitura

  • Diminuição do estresse

Algumas situações nas quais a paciência é exigida, como na espera em recepções, pontos de ônibus e estações de metrô, a leitura pode vir como um auxílio na passagem do tempo de modo produtivo, pois estimula a imaginação e conhecimento é adquirido em poucas horas.

  • Identificação

A pessoa que se aventura no universo da leitura sempre acaba descobrindo novas vivências com as personalidades das personagens descritas nas obras. Isso pode gerar uma aproximação entre leitor e personagem, a qual é benéfica para apoio na tomada de decisões e maneiras de agir no dia a dia.

  • Exercício terapêutico

A leitura é um modo de abandonar os problemas do mundo real e caminhar para uma realidade paralela, permitindo, inclusive, novas perspectivas sobre como lidar com os conflitos que há durante a rotina.

  •  Criatividade

Uma das chaves para a felicidade é a produção de ideias. A leitura permite, portanto, treinar o olhar para novos detalhes, além de guiar o leitor para diferentes interpretações de uma mesma realidade. O livro é fonte de cultura que auxilia no comportamento apresentado na rotina.

LEIA TAMBÉM

Texto e Edição:  Rafael de Toledo