Aprenda a escolher o vestido de noiva perfeito!

Vai casar, mas ainda está em dúvida sobre qual vestido escolher? Estilista ajuda você a encontrar a peça perfeita para o grande dia!

mulher loira usando vestido de noiva e fazendo pose para a foto
FOTO: Shutterstock

Escolher o vestido que vai usar no casamento é uma das maiores e mais difíceis decisões da noiva. Há muitas referências em blogs, revistas, redes sociais e até mesmo em sites internacionais. Mas, às vezes, tantas informações acabam deixando a mulher sem saber o que fazer. Para ajudar quem vai iniciar essa busca, a estilista de noivas Luciana Collet listou dez dicas práticas para não errar na hora de fechar o vestido de noiva.

mulher loira usando vestido de noiva e fazendo pose para a foto

FOTO: Shutterstock

1. Faça uma pesquisa de estilo

Que tipo de roupa você gosta de vestir? Quais decotes mais te favorecem? Quais modelos são mais adequados para seu tipo físico?

2. Monte uma pastinha com todas as suas referências

“Você pode se sentir meio perdida no começo, confusa com tanta informação que vai receber sobre o assunto. Se organize para tentar entender quais ideias pretende seguir e quais descartar. Nessa hora, profissionais com experiência na área podem te ajudar a manter o foco”, explica.

3. Entenda o perfil do seu casamento

Pense no local da cerimônia: será religiosa? Na igreja, no espaço da festa ou algum templo? E a festa? Vai ser na praia, no campo, em um hotel, na casa da família? Qual horário marcado? Qual estilo pretende para sua festa: clássico, despojado, contemporâneo?

4. Seja sincera com o estilista

Todas as suas ideias e expectativas devem ser passadas para que, juntos, cheguem no melhor modelo de vestido. “O trabalho do estilista é analisar todos os pontos e fazer sugestões de modelos que mais se adequam ao seu estilo e ao perfil do seu casamento, uma criação que no final alcance seu sonho”.

5. Determine um orçamento para o vestido

“Com essas informações, entre em contato com os estilistas que mais te agradaram durante a pesquisa para entender qual encaixa melhor dentro das suas expectativas financeiras”, orienta a estilista.

6. Confie no profissional que você está contratando

Faça uma avaliação ampla: a definição do estilista que fará o seu vestido vai além do modelo criado. Pense que você vai conviver com esse profissional durante meses e que ele fará a peça de roupa mais importante da sua vida. “Por isso, deve existir uma empatia entre noiva e estilista e, acima de tudo, deve existir confiança. Você deve confiar no que seu estilista está dizendo, pois você não está vendo o vestido pronto e terá um longo processo de construção pela frente”.

7. Pare de procurar

Ao definir o estilista e o modelo, não busque mais referências de modelos e estilistas. Isso só vai te confundir e atrapalhar o processo de confecção do vestido.

8. Seja decidida, mas sinta-se à vontade para fazer as mudanças que achar necessárias

Um vestido feito sob medida permite que mudanças sejam feitas, pois é uma construção a cada prova. “Costumo dizer que não é você que tem que ser adaptar ao vestido, mas o vestido tem que ser ideal para você. Se, ao longo do processo, achar que há modificações que deseja fazer, não tenha medo de conversar com seu estilista”.

9. Tenha um vestido, não uma fantasia

O vestido de noiva deve traduzir a personalidade de quem o veste, evidenciando seus pontos fortes e minimizando os fracos. “Também deve ser um modelo que a noiva olhe nas fotos daqui 20 anos e ainda considere como a sua melhor escolha. Por fim, acredito que a noiva deve ser admirada e não desejada, tem que guardar um mistério”.

10. Peça dicas ao estilista

Além de fazer o seu vestido, o estilista pode ajudar a definir quais penteados, estilos de maquiagem, joias e sapatos são mais adequados para serem usados com o seu vestido de noiva.

 

LEIA MAIS: