Verduras: confira um top 8 que melhora a saúde cardiovascular

As verduras são excelentes para o controle do colesterol ruim (LDL) e na prevenção de doenças. Conheça 5 exemplos, que precisam fazer parte do seu cardápio!

Couve-de-bruxelas
Foto iStock.com/Getty Images

As verduras são excelentes fontes de nutrientes para a saúde. No entanto, é muito importante ressaltar a relevância que elas têm na prevenção dos altos níveis de colesterol ruim no organismo. “As verduras fornecem vitaminas, sais minerais e  flavonoides. Também fornecem a quantidade de fibras de que precisamos. De uma forma geral, mantêm o equilíbrio do organismo”, explica o nutrólogo José Alves Lara Neto. Segue abaixo 5 verduras, com suas vantagens para o organismo!

Couve-de-bruxelas

Foto iStock.com/Getty Images

 

1. COUVE-DE-BRUXELAS

Contando com uma ótima quantidade de fibras, elas são excelentes protetoras estomacais, já que conta com uma substância chamada sulforafane, combatente da bactéria Helicobacter Pylori, a principal causadora da gastrite. O combate ao LDL (colesterol ruim) também é um benefício da verdura, que contêm eficientes propriedades antioxidantes.

2. ESCAROLA

Ela é muito rica em fibras e vitaminas C e E, oferecendo vantagens como a proteção do intestino, a manutenção do sistema imunológico e, principalmente, a diminuição dos níveis de colesterol ruim no organismo.

 3. ACELGA

Seu consumo está diretamente ligado à proteção do coração, já que conta com uma série de nutrientes capazes de atuar no controle do colesterol. Alguns deles são as vitaminas C, A e E.

repolho

Foto iStock.com/Getty Images

 

4. REPOLHO

Considerada uma das verduras mais refrescantes, o repolho ainda é uma importante fonte de sulforafano, substância eficaz da prevenção do câncer de próstata, de pulmões, estômago, bexiga e mama. O consumo em sua forma crua é a maneira mais indicada para regularizar os níveis de colesterol.

5. CHICÓRIA

Uma das vantagens mais lembradas do alimento é a sua capacidade em auxiliar o trabalho do intestino, já que conta com uma vasta presença de fibras, que, por sua vez, também atuam na redução e controle do LDL.

Sabia que a ansiedade é uma das principais portas, para males maiores. Quer saber identificar estes sinais, baixe nosso e-book gratuitamente. 

Leia também:

10 alimentos que turbinam os benefícios da couve

Saladas: 5 motivos para incluí-las no seu cardápio!

Você sabe higienizar corretamente frutas e legumes ? Confira!

Consultoria José Alves Lara Neto,  nutrólogo