Verdinhos do bem: alimentos que eliminam gordura e fortalecem a saúde

Confira quais alimentos que possuem a cor verde podem ajudar no emagrecimento e também trazer inúmeros benefícios para a saúde

Alimentos verdes
Foto: iStock

As frutas e hortaliças verdes, como o limão e a couve, possuem em sua estrutura o grupo de pigmentos chamado de clorofila, que é fonte de vitaminas, minerais e fibras e, por esses motivos, são indispensáveis em uma alimentação equilibrada. E eles podem fazer ainda mais por quem está em busca da silhueta fininha! “O fato de possuírem nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo, associado ao baixo valor calórico, é o que os torna tão importantes para o emagrecimento”, explica a nutricionista Flávia Santos. Veja como aliar esses alimentos no dia a dia e conquistar o corpo dos seus sonhos!

Alimentos verdes

Foto: iStock.com/Getty Images

O que é a clorofila?

Trata-se de um grupo de pigmentos produzidos nas folhas e em outros tecidos vegetais. Eles são responsáveis pela cor verde das plantas e trazem inúmeros benefícios para a saúde em geral. “A clorofila é uma excelente fonte de vitamina K (essencial para a coagulação e também usada na prevenção e tratamento de osteoporose) e betacaroteno (um antioxidante precursor da vitamina A). Também confere proteção anticancerígena, possui ação detox no organismo, protege a célula hepática contra substâncias poluentes e fortalece o sistema circulatório”, detalha a médica nutróloga e ortomolecular Tamara Mazaracki.

Suco poderoso

Tanto a couve quanto o limão são versáteis na culinária do dia a dia. No entanto, para usufruir de todos os seus benefícios, combiná-los no suco verde é a melhor pedida! “O suco verde é uma excelente fonte de nutrientes com ação antioxidante, o que promove um sistema imunológico mais ativo e competente, além de ajudar a eliminar toxinas e contribuir para o emagrecimento”, destaca Tamara. Além disso, a bebida ajuda a prevenir o câncer, gripes e resfriados, entre outras doenças (pulmonares, cardiovasculares, intestinais etc.). Lembrando que, para ser considerado um “suco detox”, o líquido deve conter frutas, folhas, grãos e legumes. “Hortaliças e frutas já cumprem o papel de desintoxicação, porém, às vezes, é interessante incrementar a bebida para aumentar o seu poder nutritivo, dar uma turbinada no metabolismo e ajudar a perder alguns quilinhos”, ressalta a profissional.

União Detox

Tanto a couve quanto o limão contribuem para acelerar o processo detox, pois garantem os efeitos antioxidante, anti-inflamatório, termogênico, alcalinizante e diurético. “A detoxificação é um processo biológico realizado pelo corpo humano e tem como objetivo reduzir o impacto negativo de toxinas ao metabolismo orgânico”, afirma a nutricionista Camila Pinheiro. Livrando-se das substâncias nocivas no corpo, o emagrecimento fica muito mais fácil e a sua saúde agradece!

Texto: Juliana Borges/Colaboradora e Larissa Faria Consultoria: Camila Pinheiro, nutricionista da clínica Essência Nutrir – Espaço de Nutrição Consciente, do Rio de Janeiro, www.essencianutrir.com; Flávia da Silva Santos, professora do curso de nutrição do Centro Universitário Anhanguera, de Niterói (RJ); Tamara Mazaracki, médica nutróloga e ortomolecular, do Rio de Janeiro

LEIA TAMBÉM