Verdadeira dieta detox: saiba tudo sobre a prática!

Livre-se do inchaço, queime as gordurinhas e limpe seu organismo de qualquer toxidade!

dieta detox
Foto: Reprodução/GettyImages

É muito comum que as pessoas não percebam o quão sobrecarregado o organismo pode estar de substâncias danosas, seja pela exposição excessiva a toxinas ou pela incapacidade de eliminá-las. Por isso, as dietas podem não funcionar. E antes de iniciar um tratamento, é preciso fazer uma desintoxicação no corpo, ou seja, uma dieta detox!

Além de passar a consumir comidas mais saudáveis, os alimentos naturais também vão ajudar na eliminação de toxinas (o que muitas vezes sobrecarrega o corpo), pela urina e fezes. Já que não é fácil escapar da rotina corrida, em que o estresse está presente, que tal começar a investir em uma alimentação mais saudável com a dieta detox?

Como funciona a dieta detox:

A nutricionista Cinthia Julião, da rede Mixirica, explica o que é a dieta detox: “A dieta é baseada no consumo de frutas, sopas, hortaliças, água, mistura de sucos e chás. O tempo do plano alimentar depende muito do objetivo de cada um, mas a dieta pode ser feita em um período de três dias, que é quando ocorre a limpeza e a perda de alguns quilos”.

dieta detox

Foto: Reprodução/GettyImages

Já para quem quer uma desintoxicação completa, o período pode ser estendido para uma semana ou até 21 dias e, consequentemente, a perda de peso será maior. É ideal que a dieta detox seja acompanhada por um nutricionista, já que os resultados podem ser diferentes de uma pessoa para outra.

Vale ressaltar que a verdadeira dieta detox contém somente alimentos naturais, descartando os industrializados. Os objetivos dela são impedir a entrada de toxinas e eliminar aquelas que já estão armazenadas no corpo, retirar substâncias inflamatórias (como laticínios, açúcares, glúten) e potencializar a desintoxicação com os alimentos adequados.

dieta detox

Foto: Reprodução/GettyImages

Benefícios da dieta detox:

A dieta detox auxilia na saúde e beleza da pele, unhas e cabelo, contribui com a digestão dos alimentos, absorção dos nutrientes, além de contribuir para o bom funcionamento do fígado e do intestino. Ela também previne a hipertensão, a hipercolesterolemia (colesterol elevado no sangue) e diabetes.

A fome reduzida também é outro efeito positivo dessa dieta, junto com o equilíbrio hormonal, já que muitas toxinas podem bloquear sinais de saciedade. Quando você se livra delas, a parte hormonal que atua no controle do ganho de peso e queima calórica é afetada.

E quando saber que preciso fazer uma dieta detox? Essa dieta emagrece? Tire essas dúvidas e veja quais pessoas podem fazer essa desintoxicação:

Consultoria: Cinthia Julião, nutricionista da rede Mixirica | Flávia Cyfer, nutricionista funcional | Ingrid Bigotto, nutricionista. 

LEIA TAMBÉM: