Vegetação interna: saiba como ter um jardim dentro de casa!

Utilizando vasos e painéis, é possível manter um jardim dentro de casa. Confira dicas de como manter um ambiente interno e deixar sua casa cheia de vida!

Mesa de jantar com 4 cadeiras e samambaia suspensa
Foto: André Joaquim

Ambientes mais sérios e sem muita cor acabam sendo monótonos e cansativos. Mas as flores e as plantas estão aqui para ajudar a trazer vida a qualquer cômodo. Claro que ter um jardim dentro de casa requer cuidados especiais, mas a beleza que ele traz compensa – e muito!

Reciclagem no painel

O destaque dessa sala de jantar é a presença de um jardim vertical. Criado pelas arquitetas Cristina Miccolis e Projeto 1: M&K Arquitetura, Rio de Janeiro – RJ Ambientes mais sérios e sem muita cor acabam sendo monótonos e cansativos. Mas as flores e as plantas estão aqui para ajudar a trazer vida a qualquer cômodo. Claro que ter um jardim dentro de casa requer cuidados Mariana Klem, da M&K Arquitetura, o ambiente ganhou um toque especial com o painel sustentável da Bolsa Viva. “Usamos essas bolsas que achamos muito legais. Elas não deixam a parede úmida e não pingam. Muito simples de usar, é só pendurar na parede”, contam.

Mesa de jantar com 4 cadeiras e samambaia suspensa

Foto: André Joaquim

Escolha certa

Você vive em um espaço pequeno e acredita que seu sonho de ter um jardim é impossível? Esta lavanderia de apartamento recebeu uma mistura de ervas aromáticas, folhagens e flores que prova o contrário! “O jardim pode ser feito em vasos e floreiras, na varanda, sacada, lavanderia, de inúmeras maneiras. O casal de moradores optou pelo cultivo de ervas aromáticas, que enriquecem e realçam o sabor dos alimentos, além de que a maioria possui propriedades medicinais”, explica a designer de interiores Karla Obeid.

Mesa de jantar com 4 cadeiras e samambaia suspensa

Foto: André Joaquim

Destaque de sabor

As hortaliças necessitam de bastante iluminação e regas periódicas. “O jardim de ervas aromá- ticas é ideal para quem mora em apartamentos ou em locais pequenos. Além de útil, possui efeito decorativo. E não podemos deixar de mencionar o aroma agradável que deixam no ar”, destaca Karla

Luminosidade extra

A presença da porta de vidro na sala garante toda a luz que as plantas do arranjo precisam. Foram utilizadas espécies que se dão muito bem em ambientes fechados, como é o caso das samambaias, dos antúrios e das jiboias. Mesmo com pouca iluminação, elas ganham bastante volume.

 

Lavanderia com plantas

Foto: Marcelo Stammer

Texto: Edgard Vicentini/Colaborador

LEIA TAMBÉM