Vasos: saiba como montar um jardim vertical em espaços reduzidos

Não é necessário ter um canteiro em casa para contar com a alegre presença das plantas. Escolha vasos ideais para seu espaço e mãos à obra!

Por Lara Pires - 08/08/2017
Vasos na parede

Usamos uma câmera especial para mostrar como o espaço é realmente pequeno e bem-aproveitado! Foto: Richard Chelles/Dvulgação e Fernando Almeida/Divulgação

O espaço de apenas 3,2m² não foi empecilho para a paisagista Tanja Ruppert, de São Paulo (SP), idealizar um jardim vertical de inverno. “Ao fazermos a reforma, a premissa foi trazer luminosidade e a natureza ao centro da casa”, explica a profissional. O jardim vertical foi montado com placas de fibra de coco parafusadas na parede azul. “A fibra é ecologicamente correta e uma opção ao extinto xaxim”, informa Tanja. Como complemento, a paisagista comprou uma grade antiga, daquelas usadas em janelas, numa loja de demolições. “Toda pintura das grades foi removida para ficar na ferrugem mesmo. Isso deu um aspecto rústico ao ambiente”, completa.  O efeito na parede azul foi criado com uma esponja na hora da aplicação da tinta. A fonte de bambu foi apoiada num vaso vitrificado vietnamita na cor azul. Foram utilizados ainda vasos de cerâmica pintados na cor caramelo.

Vasos na parede

Foto: Richard Chelles/Dvulgação e Fernando Almeida/Divulgação

Dica da paisagista para jardins verticais em vasos

É importante analisar incidência de luz, irrigação e ventilação antes de projetar um jardim de inverno. Assim, fica mais fácil escolher espécies adequadas ao espaço. “Em jardins de inverno, as plantas ficam mais propícias às pragas. Por esse motivo, uma boa circulação de ar é essencial, propiciada por aberturas superiores ou janelas”, completa.

Fotos: Richard Chelles/Dvulgação e Fernando Almeida/Divulgação

LEIA MAIS