As vantagens e desvantagens da poupança

Confira se compensa guardar suas economias financeiras na poupança

poupanca-dinheiro
Foto: Vinicius Tupinamba / Shutterstock.com

Simples e rápida de manejar, na maior parte dos casos, basta apenas que o cliente transfira a quantia diretamente da conta-corrente para a poupança. Entretanto, será que essa situação é realmente tão confortável e o dinheiro está bem investido?

Por dentro da poupança

A taxa Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia) é uma ferramenta que serve como base para as taxas de juros cobradas pelos bancos brasileiros em operações financeiras como empréstimos e financiamentos. Tal taxa de juros é estabelecida pelo Comitê de Política Monetária (Copom), contudo, você deve estar se perguntando: “mas o que isso tem a ver com o meu dinheiro?”. A resposta é: tudo! De acordo com a legislação brasileira atual, quando a meta da taxa Selic ao ano for superior a 8,5%, a poupança deve render 0,5% ao mês, junto à Taxa Referencial (TR). O propósito dessa regra é que haja a correção da inflação, assim o poder de compra do dinheiro é mantido. No entanto, como estamos em uma situação em que a inflação e a taxa Selic estão altas, a poupança não se torna um investimento atrativo, pois sua rentabilidade fica abaixo de outros produtos de investimento.

poupanca-dinheiro

Foto: Vinicius Tupinamba / Shutterstock.com

Vantagens

Segundo o planejador financeiro Jailon Giacomelli, no momento econômico atual, a vantagem da poupança é a sua praticidade porque estará sempre vinculada a conta-corrente, sem a necessidade de novos cadastros. No entanto, com a melhora dos serviços de internet banking, esse quadro está sofrendo alterações, e algumas pessoas estão migrando para outros investimentos. Outra vantagem é que ela é livre do imposto de renda. Contudo, será que esses benefícios são superiores às desvantagens?
Você deposita o dinheiro e pensa: “se um dia eu precisar, posso sacar na hora em que eu quiser!”. Isso é verdade, mas não pense que é uma vantagem apenas da poupança, porque outros produtos de investimento funcionam da mesma forma, basta encontrá-los! Opções para investir seu dinheiro além da poupança

Desvantagens

Embora conte com resgate diário, a poupança só rende a cada 30 dias. Assim, se você depositou R$ 1.000 no dia 5, saiba que, se retirar a mesma quantia no dia seguinte, nada terá rendido. Em vez da poupança, Giacomelli explica que é possível optar por um bom fundo de investimento com liquidez diária; a única diferença é que terá de pagar imposto sobre o rendimento. Mesmo assim, o resultado líquido acaba saindo melhor do que o valor na poupança.

 

Saiba mais

Opções para investir seu dinheiro além da poupança

Saia das dívidas! Entrevista com o especialista Samy Dana

Economize no supermercado com atitudes simples

 

Consultoria: Felipe Assunção, economista com ênfase em mercado financeiro da Monte Bravo Investimentos; Jailon Giacomelli, sócio e planejador financeiro da Par Mais em Florianópolis (SC)

Texto: Érica Aguiar – Edição: Natália Negretti