Vai casar? Veja dicas incríveis para economizar na festa de casamento!

Dicas para quem vai subir ao altar em breve e não quer começar a vida a dois com dívidas da festa de casamento.

Fonte: IStock/ Reprodução

A festa de casamento é um dos momentos mais lindos na vida de qualquer pessoa: a emoção de poder jurar o amor em frente a tantas pessoas queridas e depois celebrar o acontecimento é a realização de um sonho que demanda muito trabalho, planejamento e investimento. Muitos noivos têm o orçamento apertado, o que acaba desanimando a vontade de fazer o evento, mas com planejamento é possível organizar o dia mais feliz da sua vida com um valor que cabe no bolso.

Dicas para economizar na festa de casamento

Fonte: IStock/Reprodução 

Cronograma é essencial

Segundo o consultor financeiro e advogado Dori Boucault, para quem deseja casar e economizar é essencial
que os noivos façam um cronograma para saber o que o casal fará em cada mês. “É importante também criar uma planilha de gastos que respeite a lista que foi elaborada e as prioridades do investimento para não ultrapassar os limites”, afirma Boucault.

Escolha a data perfeita

A escolha da data certa também pode ajuda a economizar:  é possível conseguir boas reduções em orçamentos, economizando cerca de 20 ou 25% no preço total. Segundo o especialista “essa data deve ser pensada com cerca de seis meses a um ano de antecedência para se programar e economizar”. Os fornecedores podem diminuir os preços em datas e horários menos concorridos e, além disso, entre os meses de janeiro e fevereiro há menor procura, o que pode ser mais vantajoso. Os casamentos de manhã ou à tarde também costumam ser mais baratos. 

dicas para economizar na festa de casamento

Fonte: iStock/ Reprodução

Defina um limite de convidados

Quando um evento grandioso como um casamento é realizado é comum que as todos queiram convidar muitas pessoas para participar, entretanto é necessário ter em mente que quanto maior for o número de participantes, maior será o custo da festa. Um dica interessante é estipular o número de convidados que cabem no orçamento e depois fazer a lista, assim os noivos conseguirão fazer uma seleção melhor entre seus conhecidos.

Esbanje criatividade com os convites e com a decoração 

A internet está cheia de referências maravilhosas de decoração para festas de casamento. Você pode se inspirar em ideias para produzir o seu convite em casa, o que já economiza o valor da impressão em gráfica. Outra opção incrível é utilizar o formato digital, o que agiliza o envio dos convites e de quebra faz você poupar um dinheirinho. Para a decoração, é possível que você faça todas as lembrancinhas ou até mesmo os arranjos das flores, ajudando o orçamento. 

Dicas para economizar na festa de casamento

Fonte: IStock/ Reprodução

Acerte na escolha do vestido

Quanto maior for o tempo para planejar o casamento, mais tempo para pesquisar preços você terá! Para quem não quer alugar um modelo já utilizado, uma opção interessante é investir no primeiro aluguel: o vestido é feito sob encomenda para você e depois de usá-lo no seu dia especial, você o devolve para a loja alugá-lo. Uma dica que também é válida é procurar costureiras especializadas: você pode encontrar referências de modelos na internet ou em revistas de casamento e solicitar que ela faça um igual.

Peça ajuda!

Sua família e seus amigos estão com você em todos os momentos da sua vida e de seu casamento, inclusive nos preparativos. Peça ajuda para suas amigas para preparar a decoração, para aquele seu amigo que tem playlists incríveis para ser o DJ, para sua mãe com as lembrancinhas e assim você conseguirá organizar a festa do jeito que sempre sonhou e com o melhor de tudo: pagando aquilo que está dentro de seu orçamento!